MEC: Chico Lopes discutirá criação da Universidade da Ibiapaba

Reforçar a solicitação de uma Universidade Federal para a Serra da Ibiapaba e buscar soluções para a situação dos trabalhadores da Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC). Com esses objetivos, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) participará na próxima terça-feira (19/05), às 10h, de audiência no Ministério da Educação.

Com uma nova universidade na região da Ibiapaba, seria beneficiada a população de municípios como São Benedito, Croatá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Carnaubal, Ibiapina, Tianguá, Guaraciaba do Norte, entre outros. “Uma Universidade Federal para a Ibiapaba teria um impacto muito positivo para a região, garantindo acesso mais fácil ao ensino superior, sem que os estudantes tenham que deixar suas cidades. Também representaria um novo impulso econômico para a Ibiapaba, em vários setores, como comércio, serviços e moradia, assim como aconteceu no Cariri, por exemplo, após a instalação de sua Universidade Federal”, destaca o deputado Chico Lopes, autor da emenda que ampliou de 60% para 100% o valor de financiamento de cursos universitários por meio do FIES.

“Defendemos que o Governo Federal continue no caminho certo quanto à expansão do ensino superior. Nos últimos 12 anos, as universidades federais, que enfrentaram muitas dificuldades ao longo da década de 90, tiveram atenção e recursos para ampliar suas atividades e democratizar o acesso. Esse esforço do governo de valorização do ensino superior trouxe consequências muito importantes para o povo e para o País”, acrescenta o parlamentar.

“A criação de novas universidades foi outra ação fundamental nessa mudança. É preciso que esse movimento continue, ampliando interiorização do ensino superior. Vamos então reforçar com o Ministério a proposta da Universidade da Ibiapaba”, complementa.

Saúde e educação: trabalhadores da SAMEAC

Na audiência no Ministério da Educação, o deputado Chico Lopes também vai tratar sobre a situação dos servidores da Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que estão ameaçados de perder o emprego, diante do encerramento de contratos de prestação de serviços.

Atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde), Chico Lopes levará o tema ao MEC. Segundo o Sindicato, os contratos se encerram em julho e agosto deste ano, podendo ser prorrogados por mais seis meses. “Discutiremos a questão com o Ministério da Educação, buscando uma solução na defesa desses trabalhadores, importantes para a qualidade do atendimento à população”, ressalta Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)