Funcionários da Sabesp suspendem greve e mantêm negociação

Reunidos em assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de SP (Sintaema), na noite da última segunda-feira (1º), os funcionários da Sabesp decidiram suspender a greve marcada para essa terça-feira (02) e aguardar a audiência de conciliação no TRT, nesta quarta-feira (3).

Assembleia dos funcionários da Sabesp - CTB

De acordo com o sindicato se abriu uma perspectiva de continuar lutando para avançar nas negociações. “Diante disso, os trabalhadores aprovaram uma nova assembleia para o dia 8 de junho e greve por tempo indeterminado a partir do dia 9 se não houver avanços na proposta”, declarou o Sintaema em nota.

Em audiência de dissídio coletivo de greve suscitado pela Sabesp no último dia 25, o Tribunal Regional do Trabalho propôs reajuste de 8,82% (7,2148% – IPC-FIPE)) + 1,5% de aumento real sobre os salários e benefícios, bem como a manutenção da garantia de emprego de 98% do efetivo.

O Tribunal sugeriu ainda que as partes discutam os critérios para a rescisão dos contratos dos 2% remanescentes da garantia de emprego.

A proposta foi condicionada à suspensão das paralisações setoriais e a não deflagração do movimento paredista até a data da audiência, marcada para o dia 3 de junho, às 11h30. A Sabesp se comprometeu a avaliar a proposta do Tribunal, visto que o reajuste oferecido pela empresa na última rodada com o sindicato foi o de 7,21%.