Correa promoverá agenda 2020 da Celac na cúpula com a UE

O presidente equatoriano, Rafael Correa, assegurou que promoverá os objetivos da agenda 2020 da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) durante a cúpula desse bloco regional com a União Europeia, que acontecerá nesta quarta-feira (10), em Bruxelas.

Correa: CIDH persegue governos progressistas da América Latina - AP

“Vamos projetar os cinco eixos propostos na Celac como agenda de trabalho até 2020 e o primeiro é a luta contra a miséria e a injustiça, fruto da desigualdade e de relações de poder perversas, nas quais poucos dominam tudo”, expressou o presidente.

Em sua chegada ao aeroporto de Bruxelas, Bélgica, o chefe de Estado declarou à imprensa que essa desigualdade é combatida desde suas raízes.

“O segundo eixo é trabalhar nos temas de educação, ciência e tecnologia”, afirmou o estadista equatoriano. “E a UE pode nos ajudar no oferecimento de bolsas para universidades e na transferência técnica”.

“Em um âmbito mais amplo, precisamos mudar a institucionalidade mundial para o acesso ao conhecimento das tecnologias e para levar nossos povos adiante. O terceiro ponto é referente ao meio ambiente e à mudança climática, aspectos nos quais o Equador está na vanguarda quanto a conceitos e iniciativas e a Europa na responsabilidade sobre cuidado ambiental”.

Ele enfatizou que “é precisamente aí que podemos ir como blocos e proposições conjuntas à conferência sobre mudança climática de Paris, em dezembro deste ano”.

Reafirmou a importância do quarto eixo vinculado ao financiamento para o desenvolvimento “e, embora a UE possa nos dar suporte, a região deve entender que ela mesma pode trazer economia com seus próprios sistemas financeiros”.

“Em último lugar, potencializaremos nosso papel como bloco e, unidos ao grupo europeu, decidiremos em conjunto iniciativas com vistas à cúpula sobre mudança climática em Paris”.

Correa expressou seu desejo de que este encontro da Celac e da UE seja exitoso e ofereça frutos concretos.