Evaldo Lima: Sancionado projeto de lei que homenageia Chico Passeata

A Prefeitura de Fortaleza sancionou o projeto de lei, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), que denomina Dr. Francisco Monteiro (Chico Passeata) um Posto de Saúde do município. Trata-se de homenagem a um importante representante da militância e ideais humanistas no Ceará.

Chico Passeata iniciou, na década de 1960, intensa participação no movimento estudantil. Recebeu o apelido exatamente por defender os direitos do povo através da ocupação das ruas em manifestações populares. Por conta disso, sofreu perseguição da ditadura militar. Assumiu clandestinidade diante do AI 5. Foi preso – com sua esposa grávida de dois meses – e submetido a torturas nas dependências do DOPS. Viu seu primeiro filho nascer em cárcere. Sofreu. Mas jamais se deixou calar na luta pela democracia.

Além da história honrosa como militante, justifica-se a homenagem pelo histórico de Francisco Monteiro, médico especialista e mestre em Saúde Pública. Trabalhou na Secretaria de Saúde nos anos 1980, ajudou a implantar o Sistema Público de Saúde e presidiu o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará. No tempo livre, também foi poeta, tendo publicado antologias.

Chico Passeata faleceu em 12 de agosto de 2011, aos 63 anos. “A nossa homenagem é apenas um fragmento da grande admiração e respeito pela sua trajetória exemplar e inspiradora”, ratifica Evaldo Lima.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)