Economia argentina se recupera, assegura Banco Central do país

A economia argentina experimenta hoje uma recuperação econômica na qual se percebe uma desaceleração da inflação, afirmou o titular do Banco Central da República (BCRA), Alejandro Vanoli.

Cristina Kirchner - Telám

Igualmente, as reservas estão em um nível adequado para os objetivos da política econômica, ao registrar um aumento de 21% desde outubro de 2014, segundo disse o presidente do BCRA em sua conta no Twitter.

Vanoli declarou ainda que cada vez mais crescem as transferências e usam os mecanismos de pagamento eletrônicos. Nesse sentido, ele avaliou que "a aposta é a bancarização inclusiva", e considerou também que "a rentabilidade cresce ao ritmo da recuperação econômica".

O chefe da autoridade monetária criticou novamente o circuito financeiro informal de compra e venda de divisas, e enfatizou que esse mercado é cada vez menor.

Por outro lado, o Ministério da Economia concretizou uma nova licitação de títulos da dívida, na qual busca obter financiamento de 500 milhões de dólares através dos títulos atados à evolução da divisa estadunidense denominados Bonad, com vencimento em 2017.