Proteção aos animais: Evaldo Lima destaca programa "Abandonar É Crime"
A Prefeitura de Fortaleza lançou, na última quarta-feira (26/08), o Programa "Abandonar É Crime", que busca conscientizar a população da capital cearense sobre a necessidade de ações de cuidado com os animais e prevenção ao abandono.
Publicado 27/08/2015 08:57 | Editado 04/03/2020 16:25
Em pronunciamento na Câmara, o vereador e líder do governo Evaldo Lima (PCdoB) divulgou a ação, destacando a importância do trabalho do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para a conscientização do fortalezense.
O lançamento do programa ocorreu no no Parque da Juventude Adahil Barreto, com serviços de saúde para os animais em situação de abandono e educação ambiental para alertar aos passantes sobre a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê a detenção e o pagamento de multa para quem infringi-la. A multa – a ser fixada por autoridade judiciária – varia de um a 350 salários mínimos. Além disso, foram realizados exames para identificar doenças, como raiva e leishmaniose, e parasitoses nos animais, que receberão cuidados médicos (vermifugação e controle de ectoparasitas) e vacinas.
"É necessário que nós tenhamos a percepção que abandonar animais é um crime. Nós temos uma preocupação pela requalificação daquele espaço, que através de um projeto de nossa autoria passou a se chamar Parque da Juventude Adahil Barreto. Conversamos bastante com a Escola de Mobilidade Urbana, com a Secretaria de Infraestrutura e também com a Seuma e com o Centro de Controle de Zoonoses sobre a relevância do trabalho", disse Evaldo.
O parlamentar enfatizou que o Programa "Abandonar É Crime" será realizado todo mês em locais diferentes, sempre em um espaço público que seja ponto de abandono de animais, prevenindo o problema e ao mesmo tempo cuidando daqueles que já estão no ambiente. Entre os próximos locais a serem atendidos estão o Parque Urbano da Lagoa da Maraponga, o Mercado São Sebastião, a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e o Mercado do Carlito Pamplona.
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)