9 em cada 10 aprovam fim do financiamento empresarial de campanhas
Levantamento feito pela Hello Research, aponta que nove em cada dez entrevistados são favoráveis ao fim do financiamento empresarial de campanhas. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (21) pela revista Exame, afirma que 87% dos brasileiros são contrários ao financiamento de campanha por empresas e acreditam que o financiamento privado facilita a corrupção. Entre os jovens de 16 a 24 anos, este índice sobe para 91%.
Publicado 22/09/2015 12:57
Quando a pesquisa é dividida por região, 97% dos moradores do Norte acreditam que a doação de empresas pode levar à corrupção, Já no Centro-Oeste e Sudeste, 89% e 88%, respectivamente. Na região Nordeste este índice foi de 86% e na Sul 79%.
Ainda de acordo com a pesquisa, 58% dos brasileiros estão a favor da decisão do Supremo. Apenas 4% acreditam que o financiamento privado não facilita a corrupção.
Foram entrevistadas 1.193 pessoas em 70 cidades em todo o Brasil.
A pesquisa reforça a posição de diversas entidades do movimento social e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em julgamento realizado na semana passada vetou, por 8 a 3, o financiamento empresarial de campanhas.