Questões de gênero permeiam ação de Cida Pedrosa, poeta e militante

A relação entre feminismo e meio ambiente foi tema do debate A Luta das Mulheres pela Sustentabilidade realizado na noite desta segunda-feira (28), pelo Grupo Contestação, da Faculdade de Direito do Recife. O evento contou com a participação de três militantes da causa das mulheres em Pernambuco: Cida Pedrosa; Elizabete Godinho e Vera Barone. 

Questões de gênero permeiam ação de Cida Pedrosa, poeta e militante

Além de dirigente do PCdoB-PE, Cida Pedrosa é advogada, poeta e secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife; Elizabete Godinho é advogada, militante do movimento feminista e secretária da Mulher do Recife; e Vera Barone é advogada, militante do movimento negro, fundadora da Organização de Mulheres Negras de Pernambuco e precursora do movimento feminista no Recife.

O debate integra a Semana do Meio Ambiente por Inteiro. "Por meio de painéis e rodas de debate, visamos dar maior visibilidade ao tema e construir um espaço no qual o senso crítico em relação às formas abusivas com as quais a sociedade mundial tem tratado os ecossistemas possa ser formado", dizem os organizadores.

A relação entre o tema do meio ambiente com a luta das mulheres por igualdade social e de direitos busca ressaltar "o inigualável papel da mulher na construção de políticas sustentáveis e sua próxima relação com a natureza, o Cine-Debate busca dar voz à luta das mulheres que estão em contato direto com a militância ambiental e feminista, dois pilares de mudanças que exigem atenção na sociedade atual".

"Foram momentos de muita emoção, afirma Cida Pedrosa sobre o debate. Ex-aluna da Faculdade de Direito do Recife, ela aproveitou a ocasião para parabenizar os alunos da faculdade pela iniciativa e organização do evento e agradecer o convite.

O debate com as feministas aconteceu após a exibição do curta-metragem Rio de Mulheres, que retrata a vida diária de mulheres negras do interior que esperam seus maridos voltarem da cidade grande e tiram seu sustento da natureza ao redor.

Marco Zero

À tarde, antes do debate, Cida Pedrosa participou do ato em defesa da permanência da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. A manifestação aconteceu no Marco Zero do Recife. Criada em 2003, a secretaria corre o risco de ser extinta dentro da reforma ministerial que será levada a cabo pela presidenta Dilma a fim de reduzir os gastos do governo. Na ocasião, os grupos feministas divulgaram a Carta Pública endereçada pelo movimento à presidente Dilma.

Leia íntegra da Carta Pública no link abaixo:

http://agenciapatriciagalvao.org.br/wp-content/uploads/2015/09/CartaApresidentaDilma-ContraFimSPM.pdf

Audicéa Rodrigues
Do Recife