Sudesb apoia tribo baiana que vai aos Jogos Mundiais Indígenas

A tribo Pataxó dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, receberam um convite oficial para participar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerão de 23 de outubro a 1º de novembro, em Palmas, Tocantins. Para participarem da competição, os indígenas baianos contam com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado, a Sudesb.

Única etnia da região Nordeste a marcar presença nos jogos, a tribo Pataxó irá a Palmas com uma delegação de 50 atletas baianos – 30 do sexo masculino e 20 feminino. Com o mote “Agora Somos Todos Indígenas”, esta é a primeira vez que estão sendo realizados os Jogos Mundiais.

A expectativa da organização, que tem o apoio do Ministério do Esporte, é reunir 24 etnias do Brasil, além de outras tantas representantes de 22 países, a exemplo da Austrália, União Soviética, Mongólia, Etiópia, Argentina, Congo, Colômbia, dentre outros.

Ao todo, serão 11 modalidades esportivas tradicionais dos povos indígenas que estarão em disputa em Palmas: tiro com arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; corrida de velocidade rústica; canoagem rústica; corrida de tora; lutas corporais; xikunahati; futebol de campo; atletismo e natação (travessia).

Da Redação
Colaborou Ascom/Sudesb