Feira da Música 2015 terá programação gratuita no Centro de Fortaleza
De 22 a 24 de outubro, o Centro de Fortaleza traz 24 atrações entre bandas, dj´s e uma orquestra, o evento promove shows gratuitos no Centro da cidade, além de oficinas, palestras e debates.
Publicado 15/10/2015 10:47 | Editado 04/03/2020 16:25
A 14ª edição da Feira da Música celebra mais um ano de valorização e projeção dos talentos musicais e sonoridades do Brasil. Em 2015, a integração dos artistas, bandas, rapper´s, produtores, técnicos e gestores será em tradicionais locais de encontros e passagens no Centro de Fortaleza, aproximando a música do patrimônio histórico da cidade.
Com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a programação musical terá abertura no Teatro Carlos Câmara, seguindo com a apresentação da Orquestra Sinfônica Arte Viva no Theatro José de Alencar, e tem continuidade nos palcos montados nas Praças do Ferreira e dos Leões .
Para contribuir na formação de agentes, músicos, produtores e técnicos, o Encontro Internacional traz oficinas, debates, rodadas de negócios e rodas de conversas que acontecem no auditório do Sebrae-Centro, Museu da Indústria, Museu do Ceará,Crea, auditório da Secult/CE e Passeio Público. O tema é música em transversalidade com a técnica, empreendedorismo, qualidade musical, fazendo uma análise contemporânea da área.
Esta é a primeira vez que a Feira da Música ocupa o Centro da cidade, que a partir de esforço da sociedade civil em apostar em programação cultural volta a ser visitado em horários inclusive não convencionais. A proposta da organização é a de promover uma ocupação musical e interativa com os espaços culturais e patrimoniais tanto para a programação de formação como para a programação musical, criando uma dinâmica participativa apontando a riqueza e dinâmica desse bairro.
Música em todos os sentidos
A Feira da Música 2015 terá na abertura de sua programação com a apresentação do Maurício Pereira no Teatro Carlos Câmara, às 18h30, seguida da apresentação da Orquestra Arte Viva/SP, dia 22, no Theatro José de Alencar, 20h, com a participação da cantora Elba Ramalho. Das atrações cearenses, a Feira traz os nomes de Mad Monkey, Sepassando Rec soundsystem, Caike Falcão, Nazirê, Dudé Casado, Felipe Rima, Erivan Produtos do Morro, Coletivo Maloqueria, Januei, Daniel Sansil e os Malucos do Brasil.
Na sexta-feira (23), o Espaço do Rock terá apresentação de várias bandas culminando no sábado (24), com o Viradão, uma experiência que vai contar com a apresentação de 17 bandas durante toda a madrugada da sábado e do domingo (25).
Das atrações nacionais, a Feira traz pela primeira vez à capital cearense e celebrando o Hip Hop, o cantor e compositor Rico Dalasam, um dos principais expoentes da música urbana e da periferia de São Paulo. Também compõem o line up das atrações nacionais a raper Tássia Reis (SP), os DJ´s Bigbross (BA), DJ Kylt (PB), Maurício Pereira (SP), Dona Cislene (DF), Molho Negro (PA), Plutão já foi Planeta (RN), Djambê (MG), Macumbia (PB) e Joana Flor de Maria (PE)
Interlocuções musicais
Em consonância com a Bienal de Dança a Feira interliga algumas atrações musicais resultando numa programação integrada onde, na sexta (23), na Praça dos Leões, acontecem shows e discotagem a partir das 20h.
A Feira da Música
Realizada desde 2002 pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC) a Feira da Música é um espaço de convergência de interesses que de forma democrática, criativa e gratuita, congrega participantes de todo o território nacional, possibilitando trocas de informações e conhecimento, intercâmbio, circulação e geração de negócios para o setor.
A Feira da Música 2015 tem o patrocínio da Casa Civil, do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), da Coelce pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenas) e do Ministério da Cultura através da Funarte. É um evento Integrado a Rede Brasil de Festivais e ao Circuito Nordeste de Festivais Independentes.
Espaços
Além da diversidade musical que sempre marcou a programação da Feira da Música, o evento traz para o público espaços de convivência como a Feira de Produtos da Economia Criativa, o Lounge e a Feira Gastronômica.
Quadrinhos na feira
Durante o evento, acontece o lançamento da revista no formato de História em Quadrinhos, que tem o objetivo de contextualizar a realidade profissional de músicos, bandas, o desafio da profissionalização, os caminhos do empreendedorismo, a música como negócio do entretenimento, o universo digital entre outras temáticas.
Artistas cearenses foram convidados para criar a revista e a iniciativa, segundo os organizadores, tem a intenção de trazer o cotidiano de quem vai empreender através de música numa linguagem mais divertida como permite o HQ mas, ao mesmo tempo, trazendo um processo pedagógico sobre o fazer musical e a atividade profissional que cerca a música.
Serviço
Feira da Música 2015
De 22 a 24 de outubro – Gratuito
www.feiradamusica2015.com
Informações: (85) 3262.5011
Fonte: Assessoria da Secult