Petroleiros em greve realizam ato em Fortaleza

Há 10 dias em greve, os petroleiros realizam na manhã desta terça-feira (10/11), na Praça do Ferreira, um ato em conjunto com diversos movimentos sociais pela defesa da greve e da Petrobras.

No ato haverá apoio de movimentos sociais com carros de som e distribuição de panfletos e o objetivo é dialogar com a população sobre a importância da Petrobras para o Brasil. Motivo principal da greve não é por melhores salários ou benefícios, mas barrar o processo de privatização em curso na Petrobras e garantir os direitos já conquistados pelos trabalhadores.

Greve já é histórica

A greve nacional dos petroleiros já é considerada a mais importante e emblemática dos últimos 20 anos. Para a FUP e seus sindicatos, esta greve é um divisor de águas na história da categoria e deve ser ampliada e fortalecida em todas as bases.

A orientação é que os trabalhadores mantenham-se mobilizados e intensifiquem a resistência, denunciando as práticas anti-sindicais dos gestores da Petrobras. Na avaliação que a FUP e seus sindicatos realizaram do quadro nacional, a greve tem adesão massiva dos petroleiros, com impactos consideráveis na produção da empresa. O movimento vem se ampliando em várias bases, arrastando trabalhadores do administrativo e terceirizados.

A juventude, que está na linha de frente dessa disputa, lado a lado com as lideranças que protagonizaram greves passadas, tem provado que a nova geração de petroleiros quer, sim, disputar os rumos da maior empresa do país. A força da greve é poderosa e será cada vez mais decisiva no enfrentamento com os gestores da Petrobras, que subestimavam os trabalhadores e ignoravam a pauta pelo Brasil.

Fonte: Sindipetro CE/PI