Mês da Consciência Negra: Teatros cearenses têm programação especial

Nove curtas-metragens, que fazem referências ao tema da consciência negra, serão exibidos gratuitamente no São Luiz, a partir desta quinta-feira (12/11). O Teatro Carlos Câmara e o Theatro José de Alencar terão espetáculos de dança e teatro.

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, o Cineteatro São Luiz traz, neste mês, uma programação especial. Nove curtas-metragens, que fazem referências à data comemorativa, serão exibidos gratuitamente no equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Os filmes serão exibidos na conhecida sessão Café com Curtas, que acontece às 12h30, durante duas quintas (12 e 26/11) e sextas-feiras (13 e 27/11) de novembro. Neste sábado, dia 14/11, às 13h, haverá também a exibição do documentário “Negro Lá Negro Cá” (2015), dirigido pelo cineasta Eduardo Cunha, com sessão gratuita seguida de debate.

Outros equipamentos da Secult que também recebem programação pelo Mês da Consciência Negra são o Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 – Centro) e o Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525- Centro).

Já o TJA recebe o espetáculo de teatro “Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro”, do Grupo Nóis de Teatro, às 16h. A apresentação gratuita acontece na calçada do teatro e faz parta da programação do VI Festival Popular de Teatro de Fortaleza, apoiado pela Secult, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Exibição de filmes no São Luiz

Filmes que retratam desde as manifestações e os costumes da cultura afro até a questão do racismo no País. O mês no São Luiz será dedicado a uma programação tematicamente rica da sétima arte brasileira. Na semana anterior e posterior à data de 20 de novembro, o público poderá conferir uma mostra de curtas-metragens, na sessão Café com Curtas, dedicada à data comemorativa (conferir abaixo programação completa). "Serão exibidos oito curtas, mas de forma alternada, de forma que todos possam conferir os filmes nas semanas", destaca o curador do Cineteatro São Luiz, Duarte Dias.

Neste sábado, 14/11, às 13h, a mostra especial será complementada com a exibição gratuita do curta-documentário “Negro Lá Negro Cá” (2015), dirigido pelo cineasta Eduardo Cunha, com sessão gratuita. O filme mostra a visão de quatro imigrantes africanos, residentes em Fortaleza – CE, sobre o que é o racismo, o que eles pensam sobre o assunto e como lidam com a relação de opressão.

O filme, que será seguido de debate com os realizadores do filme, fará parte da programação do projeto de formação “Roteiro documental de Fortaleza – Culturas Africanas e Afro-brasileiras”. de formação que busca problematizar a questão africana e afro-brasileira em Fortaleza por meio de acervos documentais (arquivístico, museológico, natural, iconográfico, audiovisual e arquitetura) e equipamentos culturais (Arquivo Público, Passeio Público, Museu do Ceará, Academia Cearense de Letras, Igreja do Rosário e Cine São Luiz). O enfoque é integrar equipamentos culturais, documentos e linguagens em torno de um eixo temático transversal e interdisciplinar que permita uma visão histórica, educacional, sociológica, antropológica, urbana sobre o mundo africano e afro-brasileiro presente na cidade Fortaleza.

Programação Café Com Curtas – Especial Dia da Consciência Negra

Fonte: Assessoria da Secult