Petroleiros seguem reunidos para avaliar a continuidade da greve

Em assembleias, que estão sendo realizadas desde o último sábado, trabalhadores dos Estados da Bahia, Paraná(Araucária), Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Amazonas e São Paulo retornaram ao trabalho. Outros sindicatos mantiveram a greve e novas assembleias acontecem nesta segunda-feira para decidir o desdobramento do movimento. 

O indicativo da FUP aos sindicatos pela suspensão da greve foi divulgado na última sexta-feira após encontro com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Do acordo firmado entre a Federação e a Estatal foi destacado em nota pela FUP a isonomia gradual para os trabalhadores da Fafen, fábrica de fertilizantes em Araucária (PR), adquirida da Vale pela Petrobras em 2013, compensação de metade dos dias parados durante o movimento e negociação prévia antes de qualquer sanção.

A Federação também lembrou o contexto desfavorável na conjuntura e correlação de forças e que as conquistas “só foram possíveis porque os petroleiros atenderam ao chamado da FUP e dos sindicatos e realizaram uma greve essencialmente ideológica, que apontou para a sociedade que a defesa da soberania nacional está acima de qualquer interesse corporativista".