Chapa própria de vereadores é desafio da nova direção do PCdoB Recife

O Comitê Municipal do PCdoB do Recife já tem nova direção. Com composição de 27 membros, o colegiado foi eleito no último sábado durante a 14ª Conferência Municipal. O químico e professor José Antônio Bertotti Júnior vai presidir o comitê no triênio 2016-2018, substituindo Antonieta Trindade, que passou a ocupar o cargo de vice-presidente da Fundarpe.  

Chapa própria de vereadores é desafio da nova direção do PCdoB Recife - Inamara Mélo

Os novos dirigentes tiveram seus nomes referendados pelos delegados e delegadas que representaram os 660 filiados que participaram das 31 plenárias realizadas na cidade ao longo de dois meses.

A construção de chapa própria de vereadores e vereadoras para as eleições de 2016 visando à eleição de uma bancada comunista na Câmara Municipal do Recife é um dos principais desafios do novo colegiado.

O fortalecimento da Frente Brasil Popular; a ampliação da participação dos comunistas no movimento sindical, na juventude e movimentos sociais, bem como as ações que visem garantir a ação política e a vida associativa aos militantes e a melhoria da organização partidária são outras tarefas a que se propõe a direção eleita para conduzir os rumos do partido no Recife nos três próximos anos.

A necessidade de juntar forças em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff e da democracia foi destacada reiteradas vezes como sendo a tarefa mais importante dos comunistas.

Tarefa partidária

A 14ª Conferência Municipal do PCdoB do Recife contou com a presença de lideranças partidárias como a deputada federal Luciana Santos, presidente nacional da legenda, Ronald Freitas, membro do Comitê Central do partido; Alanir Cardoso e Marcelino Granja, presidente e vice-presidente do Comitê Estadual; vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira; vereador Almir Fernando.

Em sua intervenção, Ronald Freitas alertou quanto à gravidade do atual contexto político do país. "Estamos vivendo um momento muito especial no Brasil e no mundo", disse, citando nominalmente o atentado ocorrido em Paris na noite de sexta-feira (13). Ele analisou a situação mundial com destaque para os conflitos no Oriente Médio e o drama das migrações em massa. Sobre o Brasil, Freitas elencou os principais problemas enfrentados pelo governo central e as consequências do país contar com um “Legislativo fragmentado, disperso e rebaixado”, classificando o atual momento político como "desafiador".

O novo presidente

Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, José Bertotti ingressou no PCdoB ainda no movimento estudantil, em 1989. Entre os anos 90, foi diretor e atuou na executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE). Membro da direção estadual do PCdoB desde 2006, José Bertotti foi secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e antes disso ele já havia sido titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife.

Também ocupou os cargos de secretário de Assistência Social do Recife (2008) e assessor-executivo da Secretaria de Assistência Social do Recife (2005 a 2008). Atualmente, é professor da Escola de Engenharia da Faculdade Guararapes e coordena a Representação Regional do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação no Nordeste (ReNE-MCTI).

Direção municipal

Integram ainda a nova direção, Alessandro Freitas; Alex Souza Beltrão; Almir Fernando Alves; Diego Santos; Fernanda Lima; George Braga; Glauce Medeiros; Heleno Santos; Inamara Melo; Ingrid Ivonoska; Audísio Costa; Jose Luis Simões; Tadeu Lira; Luciano Paz; Luciano Siqueira; Antonieta Trindade.

A direção municipal recém-eleita é formada também por Cida Pedrosa; Marcelo Adriano Barbosa; Maria Auxiliadora Campos; Melka Pinto; Silano Barros; Silvana Paula; Simone Cesar; Sybelle Chagas; Zanzul Alexandre e Zélito Passavante. Pela sua longa e ativa militância, o camarada Eufrásio Elias de Oliveira foi indicado membro honorário do colegiado.

A Conferência também elegeu os 33 delegados do Recife que participarão da etapa estadual, programada para os dias 28 e 29 de novembro.

Audicéa Rodrigues e Inamara Mélo
Do Recife