Exitosa Conferência Estadual do PCdoB do Espírito Santo

 Nos dias 13 e 14 de novembro foi realizada a Conferência Estadual do PCdoB capixaba, que homenageou o camarada Guilherme Tavares, o mais antigo comunista vivo do Espírito Santo, com 92 anos.

Claudio Machado*

Conferência Estadual Espírito Santo - Claudio Machado

 Guilherme Tavares dedicou e dedica sua vida ao PCdoB e às lutas populares do povo brasileiro, cumprindo papel de grande relevância no combate ao fascismo e à ditadura militar.

Ferroviário de profissão, foi um dos signatários da “Carta dos 100”, enviada em agosto de 1961 ao Comitê Central do então PCB, pela qual conhecidos militantes e dirigentes solicitavam, em termos fraternais,  que a direção partidária tornasse sem efeito as decisões a respeito da criação de um novo partido, violando frontalmente princípios partidários. Esse fato foi o epicentro que culminou com a reorganização do Partido Comunista do Brasil.

O camarada Guilherme Tavares jamais fraquejou ou desviou um milímetro do rumo traçado pelo Partido em direção à construção do socialismo. É um exemplo a ser seguido pela firmeza ideológica, coragem e compreensão plena do papel que deve ser exercido por cada militante comunista, inclusive na aplicação da política de finanças. Sempre contribuiu financeiramente com o PCdoB, depositando mensalmente e infalivelmente sua cota.

O processo de Conferências no Espírito Santo mobilizou um número superior a 500 filiados e elegeu mais de 100 delegados à Conferência Estadual.

A cada 2 anos o Partido Comunista do Brasil realiza um processo de Conferências em todos os estados brasileiros e nos municípios onde está organizado.

É o momento em que o Partido se volta para o fortalecimento de sua organização, debate os mais recentes documentos políticos e de análise de conjuntura municipal, estadual e nacional e finaliza com a eleição das mulheres e dos homens que irão dirigir o PCdoB em suas instâncias municipais e estaduais pelos próximos 2 anos.

O Comitê Central apoiou a realização da Conferência Estadual do Espírito Santo, viabilizando a participação de dirigentes nacionais em várias reuniões preparatórias, inclusive durante toda a programação dos dias 13 e 14 de novembro, que contou com a contribuição do Secretário Nacional de Política e Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho.

O novo Comitê Estadual eleito é composto por 47 mulheres e homens que dirigirão o Partido até novembro de 2017.

Durante a solenidade de abertura e no dia seguinte, compareceram dirigentes estaduais e municipais do PT, PSB, PMDB, PPS, PRB e PSD.

Também estiveram presentes os prefeitos da capital, Vitória, Luciano Resende (PPS) e de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior (PPS).

Como parte da programação, foi realizado um ato em defesa da democracia, contra o golpe e em defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma.

A juventude socialista teve uma importanteparticipação e deu uma grandecontribuição ao debate.

Uma das mais importantes decisões tomadas pelos delegados e delegadas foi a criação da Secretaria Estadual de Combate ao racismo e pela Igualdade Racial.

A Conferência também aprovou Moção de Repúdio à Samarco (e suas controladoras Vale S/A e BHP Billiton), pela catástrofe que causaram ao meio ambiente e ao povo que vive na bacia hidrográfica do rio Doce, com o rompimento de uma de suas barragens de contenção de resíduos da mineração, provocando uma verdadeira avalanche de lama tóxica, atingindo diversos municípios de Minas Gerais e os municípios capixabas de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.

Foi igualmente aprovada Moção de Solidariedade ao povo que vive no espaço geográfico abrangido pela 5ª maior bacia hidrográfica do Brasil, constituída em torno do histórico, generoso e tão agredido Rio Doce, pela maior tragédia que se abateu sobre  suas vidas e sobre o meio ambiente que lhes dá sustentação.

A Moção de Solidariedade foi estendida ao prefeito do município capixaba de  Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), que tem se posicionado de forma corajosa contra os responsáveis por esta tragédia, enfrentando com desassombro a SAMARCO e suas controladoras, denunciando a tentativa destas empresas em não assumirem suas responsabilidades pela catástrofe que causaram.