Comunistas de Pernambuco vão às ruas em defesa da democracia 

Representantes das forças progressistas de Pernambuco vão ocupar as ruas do Recife na tarde desta quarta-feira (16) em defesa da democracia e contra o golpe tramado pela direita ultraconservadora visando à destituição da presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República. A bandeira de luta da mobilização inclui ainda o Fora Cunha e a defesa de uma nova política econômica. 

Comunistas de Pernambuco vão às ruas em defesa da democracia - Divulgação

A concentração será na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, a partir das 15h e os manifestantes seguirão até a Rua da Aurora, área central da cidade.

O PCdoB e entidades ligadas ao partido com representação em Pernambuco, como a UBM – União Brasileira de Mulheres; a UJS – União da Juventude Socialista; CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; UNE – União Nacional dos Estudantes; UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas, participarão do evento organizado pela Frente Brasil Popular no estado. Integrantes do PSOL, PDT e PCB, bem como professores, estudantes, movimentos sociais e juristas, entre outros, também confirmaram presença.

Ao garantir sua participação no evento, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, comentou o processo de impeachment. “O impeachment é um instrumento da Constituição que não está sendo usado democraticamente. Por isso que estamos chamando de golpe. Entendemos que a luta contra o impeachment é só a ponta do iceberg”, explicou.

PCdoB na luta

Além da mobilização no Recife, o PCdoB participará de atos públicos contra o golpe e pela democracia em diversas cidades do estado. Em Petrolina, o Comitê Municipal se prepara para ir às ruas na tarde desta quarta-feira. Segundo o professor Robério Granja (foto), presidente do PCdoB municipal e um dos principais articuladores do movimento, a concentração será no Centro e de lá os manifestantes percorrerão as principais ruas e avenidas da cidade.

Para ele, não há elementos jurídicos que sustentem a tese do impeachment. “Para que haja um impedimento, como consta no arcabouço jurídico do país, é necessário que a presidente tenha cometido crime de responsabilidade, o que não é o caso. Não existe nada do ponto de vista jurídico, que leve a esse pedido de impeachment”, defendeu.

O partido também se mobiliza em Caruaru, no Agreste do estado. A concentração para o ato público teve início às 9h em frente ao INSS.

Frente Brasil Popular

A mobilização é articulada pela Frente Brasil Popular, movimento político nacional lançado em Pernambuco em outubro deste ano, que reúne lideranças e partidos políticos, movimentos sindicais e sociais e militantes de esquerda. O propósito da Frente é defender os interesses do Brasil e dos brasileiros e apresentar um projeto alternativo e de caráter popular para o país.

Audicéa Rodrigues
Do Recife