Luciano e Luciana vão à Paraíba reforçar luta contra o impeachment 

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira e a deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, participaram na manhã de ontem, terça-feira (15), do lançamento da campanha e do manifesto A Paraíba Pela Democracia: Golpe Nunca Mais promovido pelo governador do estado, Ricardo Coutinho (PSB). O ato aconteceu no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, que ficou lotado.  

Luciano e Luciana vão à Paraíba reforçar luta contra o impeachment - Fotos: João Paulo Seixas

"O governador Ricardo Coutinho assume decididamente a liderança da luta contra o impeachment, inclusive, participando, junto com o povo, da mobilização nas ruas amanhã (hoje)", comentou Luciano Siqueira, que no evento representou o PCdoB de Pernambuco. Ele destacou ainda a consistência dos argumentos, a emoção e a unidade combativa que marcaram os discursos proferidos durante o lançamento da campanha Golpe Nunca Mais.

Muito aplaudida, a deputada Luciana Santos destacou que o ato honra a memória de paraibanos ilustres como Celso Furtado, André Vidal de Negreiros, Ariano Suassuna e Margarida Maria Alves, e reforçou o caráter estratégico da luta contra o golpe. “Aqui nós não estamos discutindo partidos políticos, nem governos, nós estamos discutindo um projeto político de país, estamos discutindo as conquistas, o legado de luta dos trabalhadores. Nós somos um país de lutadores, de homens e mulheres libertários, que lutam pela democracia e pela liberdade”, enfatizou.

Pela legalidade

“Aqui os golpistas não passarão”, disse o governador Ricardo Coutinho, que conclamou a população a defender o mandato da presidenta Dilma Rousseff e a lutar contra o golpe e contra forças que ameacem as conquistas sociais e políticas conquistadas desde a redemocratização. “Esse é um momento histórico, não tenho dúvidas. Nós estamos abrindo as portas para muitas coisas que vão acontecer daqui por diante em defesa da democracia e da legalidade”, afirmou.

Para o governador é importante punir os que estão envolvidos em escândalos de corrupção e que atentam contra o Estado Democrático de Direito. Ele também fez referência ao papel da mídia na construção do ambiente do golpe. “Existem forças muito maiores que tentam dominar a mente coletiva de uma população. Forças que passaram 24h transmitindo um ato que não existiu no Brasil afora e que se acham no direito, mesmo sendo uma concessão pública, de não ter absolutamente nenhum tipo de regulação. Não existe democracia sem regulação.”

O manifesto contra o golpe lançado na ocasião é assinado por representantes de diversos segmentos sociais da Paraíba, entre eles Elizabeth Teixeira, liderança das Ligas Camponesas e viúva do líder camponês João Pedro Teixeira, morto pela ditadura militar; compositor Chico César; poeta Sérgio de Castro Pinto; presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti; ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos; presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; presidente da Associação Paraibana de Imprensa, João Pinto; ex-deputado e líder das Ligas Camponesas Assis Lemos.

Audicéa Rodrigues, com informações do site da deputada Luciana Santos
Do Recife