Farc e governo retomam Diálogos para buscar fim definitivo do conflito

As delegações das Farc e o governo colombiano retomaram nesta quarta-feira (13) os Diálogos de Paz em Havana, Cuba. No ano passado o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o conflito deve terminar em março deste ano, logo, a expectativa é que as próximas reuniões sejam para estabelecer o fim definitivo do embate que dura mais de 50 anos.

Diálogos de Paz - Telesur

No entanto, em recente declaração a à imprensa, um dos porta-vozes da guerrilha, Joaquim Gómez, afirmou não acreditar que os Diálogos se encerrem até a data fixada pelo presidente. “Fizemos até o impossível, mas há fatores objetivos que preocupam ambas as partes e que seguramente impedirão o firmamento da paz em 23 de março, dia anunciado em setembro pelo presidente Juan Manule Santos e o líder Timoleón Jiménez”, explicou.

Com a reunião de hoje a expectativa é que se abra uma nova etapa no processo de paz, caracterizada por mais dinamismo, de modo a facilitar o fim de conflito que ao longo dos mais de 50 anos já deixou mais de 300 mil mortos.

Recentemente o presidente manifestou seu interesse em instalar mesas de diálogos permanentes até que um objetivo comum seja alcançado. Diferente do que acontece hoje que há intervalos entre cada ciclo de negociações.

Até o momento as partes já estabeleceram acordos com relação à reforma rural integral, participação política dos grupos insurgentes, combate às drogas e investigação, justiça e reparação para as vítimas do conflito e seus familiares. No entanto, ainda restam assuntos delicados a serem debatidos, como o abandono das armas, a desmobilização dos guerrilheiros e a reintegração social, entre outros.