Angela Albino registra avanço para humanização dos partos

A deputada federal Angela Albino registrou no plenário da Câmara dos Deputados o pioneirismo de Santa Catarina na adoção das doulas. Com isto as mulheres terão um parto mais humanizado nas unidades de saúde do estado.

fala

O fato de Santa Catarina ser o primeiro estado brasileiro a assegurar a presença das doulas durante o período de trabalho de parto e pós-parto imediato em maternidades e hospitais da rede pública e privada do estado foi registrado nesta quarta-feira (3) no Plenário da Câmara dos Deputados. A deputada federal Angela Albino (PCdoB) registrou o avanço catarinense para humanização dos partos. Ela é autora do Projeto de Lei 208/2013, em coautoria com o deputado Darci de Matos (PSD), que originou a lei estadual 16.869, de 2016, que regulamenta a atuação das profissionais no estado.

“Demos um grande passo em Santa Catarina para humanização dos partos. A partir da nova legislação, sancionada pelo governador Raimundo Colombo no dia 16 de janeiro, as doulas devem ser acolhidas por todas as maternidades existentes no estado. Essa iniciativa é fundamental para diminuirmos o número de cesarianas no Brasil e combatermos a violência obstétrica”, destacou.

Pela nova lei as maternidades, casas de parto e hospitais da rede pública e privada ficam obrigados a permitir a presença de doulas sempre que solicitadas pela parturiente. A lei prevê ainda que não haja ônus nem vínculos empregatícios com esses estabelecimentos de saúde.

Assista o vídeo:

Fonte: Assessoria de Comunicação da Deputada Angela Albino