Bolivianos decidem sobre reeleição de Morales

Os bolivianos irão às urnas neste domingo (21) para votar uma reforma constitucional que pode definir se o presidente Evo Morales, no poder desde 2006, poderá voltar a se candidatar ao cargo nas próximas eleições, marcadas para 2019.

Evo Morales - Telesur

Caso a medida não seja aprovada, ele deve ficar na presidência do país até janeiro de 2020. Se os bolivianos aprovarem a mudança constitucional, ele poderá se candidatar e, vencendo mais um pleito, poderá chegar como presidente até 2025.

Primeiro presidente de origem indígena, Morales manteve uma aprovação alta em seus primeiros anos no poder, especialmente após medidas que ajudaram a distribuir melhor a renda no país e a políticas de empoderamento de minorias.

Além disso, Morales liderou o país no período que teve o maior crescimento econômico de sua história, com taxas anuais que chegaram a 6%. Calcula-se ainda, segundo dados do Banco Mundial, que o índice de pobreza extrema na Bolívia tenha passado de 38,2% para 17% em seu governo, e que a renda per capita tenha subido de US$ 873 para US$ 3.119, criando uma nova classe média.

Do Portal Vermelho, com agências