Evaldo Lima destaca avanços da saúde na gestão de Roberto Cláudio

Em pronunciamento pelo tempo do pequeno expediente, na sessão ordinária da última quinta-feira (25/02), o vereador Evaldo Lima (PCdoB) ressaltou a audiência pública realizada no dia anterior, que apresentou na Câmara Municipal, o Relatório de Gestão Fiscal do último quadrimestre de 2015. 

Evaldo Lima

Segundo vereador, o aspecto que o chamou atenção foram os investimentos feitos na saúde de Fortaleza, que embora haja uma crise da saúde no país, a cidade teve grandes avanços. “Nós bem sabemos que há uma vinculação institucional de 15% do orçamento para a saúde. Em Fortaleza, na gestão do prefeito Roberto Cláudio, o orçamento destinado a saúde é superior a 25%. O que não significa que a saúde está bem”, reconheceu Evaldo.

De acordo com o parlamentar, nos doze anos que precederam a atual gestão, foram inaugurados apenas dois postos de saúde, e que somente nesses três anos e meio de gestão, o prefeito Roberto Cláudio entregou, na última semana, o nono posto de saúde inteiramente novo, no Conjunto Santa Filomena. Evaldo também relembrou que já são 100 postos de saúde reformados e requalificados na cidade, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), inauguradas nessa gestão, e o aumento de 68% no número de médicos no programa saúde da família em Fortaleza.

Liderança

Pelo tempo da liderança, o vereador ressaltou o apoio que a gestão tem dado aos familiares das vítimas do desabamento da ponte em obra do viaduto na avenida Raul Barbosa, ocorrido na noite da última segunda-feira (22). Em resposta às críticas feitas pelo vereador Ronivaldo Maia (PT), Evaldo ressaltou que, por questões de respeito, não fará juízo de valor sobre as causas do acidente, e destacou que quem dará as respostas que a sociedade fortalezense precisa é a Comissão de Sindicância formada pelas instituições como Perícia Forense, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Regional de Engenharia (CREA), Defesa Civil, Ministério Público Estadual e do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Evaldo ressaltou ainda que não é momento de indignações seletivas. “Sabemos que as obras de construção civil são de risco, e a nossa responsabilidade como parlamentar é minimizar esses riscos, mas infelizmente acidentes acontecem”, lamentou. O vereador informou alguns dados da Superintendência Regional do Trabalho, que apontam: em 2013 foram aproximadamente 13.465 acidentes de trabalho com 70 mortos; em 2014 foram mais de 10 mil acidentes com 60 mortos; em 2015 foram 6.500 acidentes com 41 mortos.

Maracatu

Em pronunciamento, Evaldo Lima convidou os fortalezenses e em especial os moradores do bairro São Gerardo a participarem de mais uma edição do projeto “Dia 25 é dia de Maracatu”, agitado pelo Maracatu Axé de Oxossi. Evaldo relembrou que a data celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Accece), é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.

O vereador ressaltou ainda, o seu projeto de lei n° 10/2016 que institui oficialmente e inclui no calendário oficial de Fortaleza a comemoração. “O Maracatu, seja como dança e ritmo seja como manifestação cultural de nosso Povo, está no DNA de nossa historia e de nosso pertencimento às origens que fazem do Brasil hoje um país multifacetado. O Projeto ‘Dia 25 é dia de Maracatu’, em função de sua importância, necessita tornar-se permanente no calendário de nossa Cidade, sendo alcançado à condição de política cultural de Estado, corolário da conquista dos Maracatus de Nossa Cidade”, justificou em seu projeto.