Cebrapaz manifesta repúdio e lamenta o assassinato de Berta Cáceres

O assassinato da lider camponesa hondurenha, Berta Cáceres, ocorrida quarta-feira (2) tem merecido profunda condenação de diversos segmentos. Assim também fez o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) em nota divulgada na quinta (5). 

MST realizará ato de repúdio ao assassinato de Berta Cáceres

A nota do Cebrapaz condena o assassinato e reafirma a memória de luta de Berta Cáceres e destaca  sua voz ativa na denúncia das perseguições aos camponeses e militantes de movimentos sociais. O Cebrapaz se soma aos apelos pela responsabilização dos culpas do crime e pelo fim da perseguição política contra lideranças dos movimentos sociais.

Leia a íntegra da nota:

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz expressa sua revolta, sua consternação e seu pesar pela morte de Berta Cáceres, coordenadora do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (COPINH), que foi assassinada nesta quarta-feira, 2 de março, em La Esperanza, no departamento hondurenho de Intibucá.

Somamo-nos à condenação desse assassinato político e da reafirmação da memória de luta de Berta, que já esteve no Brasil e engajou-se em campanhas como o apelo pela eliminação das bases militares estrangeiras em que o Cebrapaz também se engaja. Bertha foi sempre uma voz altiva de denúncia das perseguições aos camponeses e militantes de movimentos sociais, uma liderança na defesa dos direitos humanos e da dignidade em Honduras.

Expressamos nosso profundo pesar aos companheiros do COPINH, aos familiares e amigos de Berta e ao povo hondurenho pela perda de uma liderança tão engajada e determinada. Somamo-nos aos apelos pela responsabilização dos culpados por seu assassinato e pelo fim imediata da perseguição política contra lideranças dos movimentos sociais!

Berta foi uma mulher resistente contra a exploração e a violência.
O povo hondurenho não se curvará nem se atemorizará!

Socorro Gomes
Presidenta do Cebrapaz