Jornada de solidariedade à Venezuela será realizada em 40 países

Foi realizado nesta semana no México o 20º Seminário Internacional “Os partidos e a nova sociedade”. Os participantes estabeleceram que representantes de mais de cem partidos políticos e movimentos sociais de 40 países vão promover, no próximo dia 19 de abril, uma jornada mundial em solidariedade à Venezuela.

Manifestação em apoio à Venezuela - Telesur

As manifestações serão realizadas nas principais cidades do mundo e rechaçam, principalmente, as agressões enfrentadas atualmente pela Revolução Bolivariana inflamadas por parte da direita e dos setores empresariais.

O vice-presidente para relações internacionais do PSUV (Partido Socialista Unido Da Venezuela), Rodrigo Cabezas, manifestou seu agradecimento às manifestações de apoio que foram convocadas justo no dia que seu país comemora 225 anos de independência.

Em entrevista à Prensa Latina, Cabezas afirmou que seu país está submetido de novo ao “assédio e à ameaça do governo dos Estados Unidos, o mais poderoso do planeta”.

Se referiu especialmente à ratificação do presidente Barack Obama ao decreto que considera a Venezuela uma ameaça incomum e extraordinária. Disse que esta medida “também agride a América Latina, que tem se pronunciado contra esta politica intervencionista”.

“Tal conduta é uma violação ao direito internacional”, afirmou o dirigente. Disse ainda que “a articulação dos interesses estratégicos petroleiros de Washington com setores internos de seu país pretendem violentar o marco constitucional”.

Sobre o Seminário

O 20º Seminário Internacional “os partidos e a nova sociedade” foi organizado pelo Partido do Trabalho na Cidade do México. A inauguração do evento homenageou Hugo Chávez devido ao terceiro aniversário de morte do comandante e presidente da Venezuela. Na ocasião, os participantes destacaram a importância do dirigente para a política do continente e o legado que ele deixou.