Fortaleza: Ação teatral na praça dos coxinhas critica o golpe
O local oficial das manifestações dos apoiadores do impeachment de Dilma em Fortaleza foi palco, na tarde desta quinta-feira (15/04), de uma performance artística de denúncia ao golpe. Cerca de 50 artistas paulistanos e artistas cearenses, sujos de lama, vendados com bandeiras do Brasil e carregando panelas, juntaram-se para, através da arte, protestar contra o avanço da onda golpista.
Publicado 15/04/2016 19:50 | Editado 04/03/2020 16:24

A performance “Cegos”, apresentada pelo Desvio Coletivo, realizada na Praça Portugal, coração da região nobre da capital cearense, é um trabalho que faz parte da Mostra de Performances que acontece no Centro Cultural Dragão do Mar em parceria com o Festival Ponto.CE.
Para Bulhões, o coletivo de artistas teve uma “ideia bastante clara, apontada contra o golpe e a favor da democracia”. “Viemos aqui mostrar um pouco para essas pessoas que batem panela e não têm noção do que está acontecendo com esse golpe em curso, esse terrível momento que estamos enfrentando, e como isso representa de uma certa cegueira”, pondera.
Sobre a manifestação, o artista justifica: “Trocamos nossas bandagens, que sempre usamos para cegar os performances para representar um tipo de pensamento que está ficando cada vez mais forte. Um pensamento velho, sujo, lento e retrógrado, que é conservador e está se instaurando aos poucos”.
Bulhões informa ainda que, em Fortaleza, a ação foi criada através de workshops realizados com artistas paulistanos e cearenses, com o intuito de “criar juntos algo novo e com um roteiro próprio”. Após a intervenção na Praça Portugal, o grupo seguiu em caminhada pelas principais ruas da área nobre de Fortaleza, seguindo em direção à Praia de Iracema.
Matéria atualizada às 21h20 do dia 15/04.