Papa envia carta a Nicolás Maduro e tenta contribuir com a Venezuela

O papa Francisco enviou, nesta segunda-feira (2), uma carta ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e disse estar acompanhando com atenção a situação na Venezuela. O conteúdo do documento não foi divulgado pelo Vaticano.

Nicolás Maduro e Papa Francisco - Reprodução

O porta-voz Federico Lombardi afirmou que a Venezuela é “há algum tempo” uma das preocupações do Papa que já se referiu ao país publicamente diversas vezes.

O pontífice teve papel importante na negociação para a reaproximação diplomática entre Cuba e os Estados Unidos. E segundo o Vaticano, agora ele tem interesse em contribuir para a paz na Venezuela.

Em uma das últimas intervenções, durante a Páscoa, Francisco afirmou que no país latino-americano “a população vive em condições difíceis”. E pediu para “quem tem nas mãos o destino do país” para “trabalhar em favor do bem comum, procurando espaços de diálogo e de colaboração entre todos".

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez declarações neste sentido no último final de semana. No sábado (30) anunciou 30% de aumento do salário mínimo para manter o poder de compra dos venezuelanos e garantir o bem viver. E no domingo (1º) disse que a Revolução Bolivariana seguirá um caminho “pacífico, popular e institucional”.

O papa defendeu a "cultura do encontro, a justiça e o respeito recíproco" para "garantir o bem-estar espiritual e material" dos venezuelanos.