CTB-CE discute atuação sindical na atual conjuntura de retrocessos
A CTB Ceará realizou plenária na última quarta-feira (18/05), na sede do Sindsaúde, em Fortaleza. Participaram os núcleos da CTB representados no Sindicato dos Bancários, dos Comerciários, Seaconce e Sindsaúde.
Publicado 20/05/2016 10:08 | Editado 04/03/2020 16:24

Durante a reunião, foi colocada em debate a atual conjuntura política nacional, com os retrocessos que acontecem rapidamente no governo interino de Michel Temer, que colocou em sete ministérios investigados da Lava-Jato, tendo como líder do Governo na Câmara o deputado federal André Moura (PSC-SE) que, além de ser investigado na Lava-Jato, é também investigado por tentativa de homicídio.
Em uma semana de governo, o retrocesso segue veloz. Foi extinto o Ministério da Cultura e a Corregedoria Geral da União (CGU), órgão de fiscalização do Governo. Foram anunciados ainda cortes para o Minha Casa Minha Vida, para o Bolsa Família e para o FIES.
Na área da saúde, este governo interino já deixou claro que defende os planos de saúde em detrimento do SUS e que vai reduzir recursos na área. Para o presidente da CTB no Ceará, Luciano Simplício, os movimentos sindicais e sociais precisam estar atentos e mobilizados para resistir na luta contra os retrocessos, em defesa de um SUS de qualidade para todos. "O momento é muito ruim. Precisamos unir as centrais sindicais para organizar um movimento que defenda os direitos conquistados e que lute contra esse governo interino e golpista", afirmou.