Comissão do Impeachment ouve mais testemunhas esta semana

A Comissão Especial do Impeachment dará prosseguimento à oitiva de testemunhas do processo contra a presidenta eleita Dilma Rousseff com audiências nesta segunda-feira (13) e na terça-feira (14). Ao todo, nove testemunhas devem ser questionadas nessas duas reuniões. 

Comissão do Impeachment ouve mais testemunhas esta semana - Agência Senado

De acordo com cronograma aprovado pela comissão, a etapa de oitivas, que teve início na última quarta-feira (8),está prevista para ser concluída até 20 de junho, mas poderá ser prorrogada, caso seja preciso mais tempo para que os senadores ouçam todas as testemunhas arroladas.

A reunião desta segunda está marcada para as 16 horas, e envolve o depoimento de quatro pessoas: Leonardo Albernaz, secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU); Tiago Alvez Dutra, secretário de Controle Externo do TCU; Marcus Pereira Aucélio, ex-subsecretário de Política Fiscal do Tesouro Nacional; e Esther Dweck, ex-secretária de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento.

Outras cinco testemunhas serão ouvidas na terça-feira (14), a partir das 11 horas: Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES; Marcelo Saintive, ex-secretário do Tesouro Nacional; André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura; Gilson Bittencourt, ex-secretário adjunto da Casa Civil da Presidência da República; e Marcelo Amorim, ex-coordenador-geral de Programação Financeira do Tesouro Nacional.

Duas testemunhas elencadas pela acusação podem ser retiradas da lista a pedido da própria acusação. A senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou um requerimento dispensando a oitiva ex-secretário Marcelo Saintive, e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pediu o cancelamento do depoimento de Marcelo Pereira Amorim, ex-coordenador-geral de Programação Financeira do Tesouro. A comissão deve decidir sobre o tema nesta segunda-feira.

Conforme regras aprovadas pela Comissão do Impeachment, as testemunhas são ouvidas individualmente e não fazem manifestação inicial, limitando-se a responder perguntas formuladas pelos senadores, pela acusação e pela defesa. Não é permitido contato entre as testemunhas, que são mantidas em ambientes separados, enquanto aguardam o momento de serem ouvidas.