Comissão do Impeachment ouve mais testemunhas esta semana
A Comissão Especial do Impeachment dará prosseguimento à oitiva de testemunhas do processo contra a presidenta eleita Dilma Rousseff com audiências nesta segunda-feira (13) e na terça-feira (14). Ao todo, nove testemunhas devem ser questionadas nessas duas reuniões.
Publicado 13/06/2016 11:06
De acordo com cronograma aprovado pela comissão, a etapa de oitivas, que teve início na última quarta-feira (8),está prevista para ser concluída até 20 de junho, mas poderá ser prorrogada, caso seja preciso mais tempo para que os senadores ouçam todas as testemunhas arroladas.
Outras cinco testemunhas serão ouvidas na terça-feira (14), a partir das 11 horas: Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES; Marcelo Saintive, ex-secretário do Tesouro Nacional; André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura; Gilson Bittencourt, ex-secretário adjunto da Casa Civil da Presidência da República; e Marcelo Amorim, ex-coordenador-geral de Programação Financeira do Tesouro Nacional.
Duas testemunhas elencadas pela acusação podem ser retiradas da lista a pedido da própria acusação. A senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou um requerimento dispensando a oitiva ex-secretário Marcelo Saintive, e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pediu o cancelamento do depoimento de Marcelo Pereira Amorim, ex-coordenador-geral de Programação Financeira do Tesouro. A comissão deve decidir sobre o tema nesta segunda-feira.
Conforme regras aprovadas pela Comissão do Impeachment, as testemunhas são ouvidas individualmente e não fazem manifestação inicial, limitando-se a responder perguntas formuladas pelos senadores, pela acusação e pela defesa. Não é permitido contato entre as testemunhas, que são mantidas em ambientes separados, enquanto aguardam o momento de serem ouvidas.