OEA aprova solicitação da Venezuela contra ingerência de Almagro

A Organização de Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quarta-feira (15) a solicitação da Venezuela para que o secretário-geral, Luis Almagro, respeitasse a constitucionalidade do organismo. Isso porque, há alguns dias ele ameaçou invocar a Carta Democrática contra o país, a medida foi considerada abusiva pelo presidente Nicolás Maduro.

Delcy Rodriguez na OEA - Chancelaria da Venezuela

A votação aconteceu durante a 46ª Assembleia Geral da OEA. A proposta da Venezuela de respeito à constitucionalidade foi aprovada por 19 votos a favor e 12 contra, além de duas abstenções e uma ausência.

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, destacou que também foi aprovada a declaração de desagravo à OEA por ter apoiado a invasão dos Estados Unidos na República Dominicana em 1965, país onde a assembleia foi realizada.

Delcy também solicitou que a atuação “desmedida” de Almagro “seja avaliada” pelo Conselho Permanente da OEA. “Iniciado um processo de avaliação da atuação ilícita e fraudulenta de Almagro, se promoveu uma declaração e foi solicitado que o Conselho Permanente siga avaliando a atuação desmedida do secretário-geral”, disse em coletiva de imprensa.

A votação resultou em um Conselho Permanente extraordinário que será levado a cabo no dia 21 deste mês. Dois dias depois será realizada a sessão extraordinária solicitada por Almagro para tratar especificamente da situação da Venezuela.