Parlamento cubano pressiona Estados Unidos pelo fim do bloqueio

Os parlamentares cubanos repudiaram uma vez mais o bloqueio social e econômico imposto pelos Estados Unidos contra Cuba durante as jornadas de trabalho por comissões da 7ª Reunião Ordinária da 8ª Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular nesta segunda-feira (4).

parlamento cubano - Ansur

Segundo a deputada Kenia Serrano, presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap), os parlamentares cubanos vão persistir em seus esforços para conquistar o fim do bloqueio que os Estados Unidos mantém contra a ilha.

Kenia afirmou que cada vez cresce mais o repúdio da opinião pública em todo o mundo a esta política unilateral de Washington. “Para nós é essencial recorrer a cada legislador ou cidadão norte-americano porque é o congresso desta nação que tem em suas mãos a possibilidade de levantar esta medida genocida contra Cuba”, disse.

A parlamentar afirmou ainda que as ações recentes do presidente Barack Obama, como a visita à Cuba e a sinalização de ser favorável ao fim do bloqueio, são “positivas, mas insuficientes”. Isso porque “o bloqueio afeta em nível de vida o povo cubando e cria obstáculos ao seu direito de desenvolvimento”.

Ela denunciou também que em poucos dias chegará a Cuba a 27ª Caravana de Pastores pela Paz que recorreu dezenas de cidades norte-americanas coletando ajuda humanitária para levar à ilha. Para Kenia, este é um claro sinal de que o cidadão norte-americano ainda não tem o direito de viajar como um turista qualquer.