Militância reverencia o nome de Alice à prefeitura de Salvador

Na manhã deste domingo (31/07), na maior convenção já realizada pelo PCdoB, os filiados aprovaram a resolução política proposta pela direção municipal, que indicava o nome da deputada Alice Portugal para concorrer à Prefeitura de Salvador no próximo pleito e a lista de candidatos à Câmara Municipal. A resolução foi apresentada pelo secretário municipal de Organização, Jurandir Santana Júnior.

Para ele, foi com muito sacrifício que o Partido Comunista do Brasil construiu essa candidatura, na convicção de que é possível fazer uma cidade onde não haja explorados e exploradores. “Vamos apresentar como opção para Salvador uma mulher como Alice, oriunda das lutas do povo, formada na UFBA. Não temos uma tarefa fácil – disputar a prefeitura de Salvador. Mas, é possível. Nos preparamos para ter, enfim, candidatura própria”, afirmou Jurandir.

A presidente Municipal do PCdoB, Olívia Santana, lembrou que, desde 2015 o partido está construindo esse projeto e a todo tempo era argumentado se dessa vez seria para valer. “Acharam que íamos retirar na reta final, que não íamos levar adiante, porque somos sempre mero aliados. Mas, enfrentamos, não validamos os questionamentos. Dialogamos, construímos para dentre e para fora”.

Olívia afirmou ainda que os comunistas resolveram se colocar à prova. E, assim como sempre apoiaram outros partidos, buscaram a reciprocidade na política, submetendo este projeto ao exame de outras forças da esquerda. “Este ano, entendemos que já tínhamos acumulado o suficiente, nos sacrificado o bastante e dado todos os passos para trás”.

A presidente explicou também que foi necessário retirar a candidatura em outros anos, em nome de um projeto maior. A princípio com 73 nomes de pré-candidatos a vereadores, a lista sofreu uma redução significativa, para 20 pessoas, por conta da negociação para a chapa proporciona, composta pelo PCdoB, PT e PSD, que tem 66 vagas para as três legendas. E conclamou os que não entraram a se agregar a outras candidaturas e fortalecer as campanhas. “Todos devem entender que essa movimentação foi necessária para tornar mais fortalecida a candidatura de Alice”.

O deputado Daniel Almeida, presidente estadual do Partido, destacou a alegria que toma a militância neste momento histórico, ao ter confirmada a primeira candidatura própria. Ressaltou que o PCdoB já batalha há tempo por essa oportunidade, de colocar um militante para disputar a prefeitura. Em momentos anteriores foi preciso abrir espaço para os aliados. “Ficamos aguardando a hora. Mas, não sentados. Trabalhando em cada canto da cidade. A militância se manteve presente, lutando, até chegar a nossa vez. E vamos à frente com esta tarefa. Mobilizados e firmes até o dia 2 de outubro, quando vamos eleger Alice prefeita de Salvador”, concluiu.

Marcando presença, para confirmar que é um projeto nacional do Partido Comunista, a presidente Luciana Santos afirmou que o PCdoB está apresentando um dos mais preciosos quadros para disputar a capital baiana, palco de lutas do povo. Para concorrer com um prefeito que representa o atraso. “Diante deste processo de golpe, a nossa resposta tem que ser nas urnas, elegendo um grande número de vereadores comunistas e Alice”, orientou a presidente.

Muito comemorada, a candidata Alice Portugal disse que a frente de esquerda formada para esta eleição se uniu para lutar pelos negros, pela educação, pelas mulheres, da juventude, dos intelectuais, dos militantes por moradia, sindicais, de associações. “Esperamos muito tempo, mas agora é a vez dos guerreiros do PCdoB. Temos q arrumar a casa para receber essa coligação maravilhosa que chegou para apoiar a nossa candidatura, para a fazer a vitória do povo em Salvador”. E completou, sendo ovacionada com o grito de guerra do PCdoB, “vamos banir da cidade a visão elitista, dos que não amam a cidade.

E Olívia completou: a nossa candidata para jogar duro no enfrentamento ao prefeito, na disputa dos projetos, no debate de ideias”. Alice finalizou: “o prefeito vai ‘tremer na base’, porque vamos dizer tudo o que é preciso”.

De Salvador, 
Maiana Brito