Morre Tarcísio Leitão, defensor dos trabalhadores e da democracia

Faleceu na tarde desta segunda-feira (01), vítima de complicações no sistema digestivo, o advogado Tarcísio Leitão de Carvalho. Aos 80 anos, ele era referência na advocacia cearense e na luta pela democracia.

Tarcísio Leitão

Colega de profissão e de luta, Benedito Bizerril, vice-presidente do PCdoB-CE, lamenta a perda do “combativo e sempre atuante lutador das causas libertárias de nosso povo”. “O falecimento de Tarcísio é uma grande perda para a advocacia e para a luta dos trabalhadores brasileiros. Ele foi um incansável combatente e herói da resistência contra a ditadura e na defesa da democracia. Ele, por sua brilhante trajetória profissional, é, reconhecidamente, expressão de maior grandeza da advocacia trabalhista no Ceará”.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado e ex-Senador Inácio Arruda destaca a trajetória de luta de Tarcísio Leitão. “Ele sempre manteve bem alta a bandeira do Socialismo. Ligado aos comunistas, teve convicções e pensamentos amplos. Tarcísio foi um homem muito querido e respeitado, caçado pela ditadura militar de 1964, preso várias vezes mas sempre reagiu com altivez diante dos adversários. Nunca baixou a cabeça, ao contrário, dedicou toda sua vida à defesa dos trabalhadores”, afirmou. Inácio acrescenta ainda que o advogado esteve sempre presente nas lutas políticas mais importantes da cidade e do país, nunca se ausentando da cena política. “Ele participou efetivamente das vitórias do campo popular, com Lula e Dilma. Tarcísio era um homem muito ligado ao povo. Sua marca era humana e com forte relação com o próximo. Ele nos deixa o legado de uma vida de simplicidade e de luta”.

Hélio Leitão, secretário da Justiça e Cidadania e ex-presidente da OAB-CE, também comentou o falecimento do colega advogado. “Sua partida representa grande perda para a advocacia cearense e para a luta política que se trava em favor dos trabalhadores do Estado. Seu legado de coragem cívica e dignidade política e profissional restará gravado na memória afetiva de tantos quantos, como eu, privaram de sua amizade”.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) ressalta o legado de luta de Tarcísio em defesa da democracia e do Socialismo. “O Ceará perde um grande homem, um grande militante comunista que, desde a sua juventude até chegar ao final da vida nunca se negou ao Socialismo, à luta pela transformação da sociedade em benefício dos mais invisíveis. Tarcísio foi um lutador para derrubar o regime militar, colocando a própria vida em risco. É com muita tristeza que lamentamos sua partida, advogado que sempre defendeu os trabalhadores e não aqueles que os exploram”, enaltece.

Homenagem do PCdoB: Comenda Bergson Gurjão

Em novembro de 2015, o advogado Tarcísio Leitão de Carvalho foi agraciado com a Comenda Bergson Gurjão, honraria conferida a “pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo”. A solenidade de entrega aconteceu no durante a abertura da 22ª Conferência Estadual do PCdoB-CE.

Cercado por familiares e amigos, Tarcísio Leitão agradeceu o reconhecimento e mostrou, em breves palavras, a dimensão de sua consciência política. "O que posso dizer? Obrigado companheiros do PCdoB. Pelas grandes vitórias e pelas derrotas gloriosas", destacou.

"Somos satisfeitos com a luta? Claro, claro. Estamos dando passos incríveis na construção de uma sociedade científica, sem emprego, sem trabalho e sem moeda, como já previa o velho Marx. Uma sociedade cheia de amor. Sem a exploração, sem a cachorrice do sistema capitalista. Vamos em frente! Estamos em vias de começar a construir uma grande fase do novo, das perspectivas novas. Vejo a vida com um otimismo extraordinário".

Mais

O velório de Tarcísio Leitão de Carvalho acontecerá a partir das 18h desta segunda-feira (01/08) na Funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde amanhã, 8h será celebrada a missa de corpo presente. O sepultamento será às 10h, na terça-feira (02/08), no Cemitério São João Batista, em Fortaleza.