Desafios das mulheres são debatidos em Congresso da UBM-PE
O grito das ruas pela democracia, contra o golpe e pela garantia dos direitos conquistados pelas mulheres nas últimas décadas ecoou nos eventos promovidos pelas ubemistas de Pernambuco para marcar o 4º Congresso Estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM) realizado em julho passado, no Recife e na Ilha de Itamaracá.
Publicado 04/08/2016 17:20 | Editado 04/03/2020 16:55

Primeiramente, as mulheres de luta se reuniram em ato político realizado na Câmara Municipal do Recife (foto abaixo), no dia 15, que congregou parlamentares, secretários municipais e estaduais e representantes de entidades como UJS, Unegro, UNE, da Marcha Mundial de Mulheres, bem como o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso; a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos; a reitora da UFRPE, Maria José Sena; a presidenta nacional da UBM, Lúcia Rincon; e 212 delegadas eleitas nas plenárias realizadas em 29 municípios de Pernambuco, entre outros.
No dia seguinte (16), as congressistas se encontraram em hotel na Ilha de Itamaracá (foto abaixo) para proceder à eleição da nova direção que orientará os rumos da entidade no biênio 2016-2018, como também debater e aprovar bandeiras de lutas para o próximo biênio. As atividades começaram com o painel 'Os desafios na luta das mulheres por Democracia e Mais Direitos', apresentado por Lúcia Rincon, seguido de grupos de trabalho que discutiram os temas: Sexualidade, Gênero e Saúde; Educação sem preconceito: Não LGTfóbica, Não Racista e Laica; Mulher, trabalho e poder; Um Lugar pra bem viver no campo e na cidade; Mulher Cultura e Mídias Sociais.
“Neste momento histórico cabe às mulheres o papel de contribuir para derrotar o golpe e reestabelecer a democracia, porque sem um estado de direito, não há direitos para as mulheres. Precisamos ter a volta de Dilma, convocar o plebiscito para que o povo possa decidir os rumos do país”, destacou Laudijane Domingos, eleita coordenadora geral da UBM Pernambuco.
Nova direção
Além de Laudijane, foram eleitas mais 28 mulheres que juntas comandarão a entidade pelos próximos dois anos. São elas: Simone Cesar; Avani Santana; Wilma Araújo; Jaffia Alves; Patrícia Ferreira de Souza; Risoneth Rejane; Rita de Cássia; Inês Tenório; Edilene Maria da Silva (Nena); Socorro Lacerda; Inamara Mélo; Ligia Vieira; Beth de Oxum; Lilian Fontinelli; Marta Almeida; Janaina Lopes de Lima; Magaly Andréa Alexandre da Silva.
E mais: Izabel Cristina Mota do Nascimento; Suely Silva de Araújo; Gleyce Maria da Conceição Medeiros; Irailda Leandro da Silva; Maria da Conceição Marinho Silva; Wanessa Marcela Ramos de Araújo; Ana Karyne Rodrigues Silveira; Agnailza Andrade Trajano (Ailza); Iana Paula Silva de Souza; Diandra de Fátima Melo Campos; e Hevia Cecília Maia cleffes de Souza. Conselho Fiscal: Márcia Ramos; Sybelle Chagas e Liliana da Silva.
Ao final do encontro, as ubemistas aprovaram a Carta de Itamaracá (leia abaixo).
Audicéa Rodrigues, com informações de Simone Cesar
Do Recife