Correios: Procon Fortaleza determina prazo para regularizar entregas

O Procon Fortaleza determinou um prazo máximo de 20 dias úteis para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) regularize as correspondências de consumidores em atraso ou que sofreram extravio. A determinação do Procon ocorreu após a audiência realizada na última segunda-feira (08/08), com dirigentes da estatal, que admitiram o problema de atraso nas entregas. O descumprimento da determinação pode resultar em multa de até R$ 11 milhões aos Correios.

.

O número de denúncias de consumidores contra os Correios aumentou 566% no Procon Fortaleza. De janeiro a julho do ano passado, pelo menos nove denúncias foram registradas. Este ano, no mesmo período, já são 60 reclamações de consumidores, que denunciam atrasos e extravios de correspondências.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, ressalta que os consumidores estão pagando por um serviço caro, que não está sendo executado com eficiência. "Há consumidores contratando o envio de correspondências via Sedex com a promessa de entrega mais rápida. No entanto, de acordo com as reclamações, nem esse serviço especializado está atendendo a demanda", disse.

Saiba mais

Atraso ou extravio de licenciamento de veículo, carteira de motorista, boletos bancários, cartões de crédito e guias para pagamento de impostos foram algumas das reclamações dos consumidores. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) dos Correios foi criticado pelos consumidores, que relataram descaso no acompanhamento das reclamações feitas à Empresa.

Atendimento Virtual

Para registrar uma reclamação pela internet, o consumidor pode entrar no portal www.fortaleza.ce.gov.br e clicar no link "acesse os nossos serviços". Logo após, é só clicar em Defesa do Consumidor e escolher a opção DENÚNCIA VIRTUAL (apenas denunciar) ou RECLAMAÇÃO VIRTUAL (para abrir uma reclamação de um problema pessoal que requer intermediação do Procon).

Atendimento Presencial

Também é possível abrir uma reclamação nas unidades físicas do Procon Centro (Rua Major Facundo, 869); ou no Procon Vapt Vupt Messejana (Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602), ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana.

Mais informações pela Central de Atendimento 151 no horário comercial.