Semana debate políticas para a Juventude

Um dos debatedores foi o transexual Régis Vascon. Ele participou da Roda de Conversa "Sexualidade e Direitos Humanos" na Semana de Juventude, realizada pela Rede Articula Juventude (REAJU) entre os dias 08 e 13 de agosto. Além de seus conhecimentos sobre o tema, Régis é candidato a vereador pelo PCdoB/Campinas com o número 65777.

juventude debate

A programação do dia 13 começou às 9h com a Marcha da Juventude, que saiu da Praça Rui Barbosa em direção à Estação Cultura, onde acontecera várias Rodas de Conversa: sobre Redução da Maioridade Penal, Sexualidade e Direitos Humanos e Ocupação das Escolas.

O REAJU convidou Régis Vascon devido à sua experiência não só com o tema da sexualidade, mas também como especialista em Direitos Humanos. A sala onde ocorreu a Roda ficou lotada de jovens atentos, participativos e interessados no assunto. Muitos relataram as dificuldades que enfrentam ao contarem para os pais que são heterossexuais. Regis considera que "a Comunidade SOS Vidas LGBT que criei este ano serve para orientar estes jovens inclusive juridicamente em casos de violência doméstica intrafamiliar".

Regis pontuou que ao vetar a educação sexual nas escolas, através na Lei Municipal de Educação aprovada no início deste ano, os legisladores jogaram para debaixo do tapete um problema sério que vem ocorrendo no ceio da família e que os pais e educadores não sabem como lidar. “Abordar a educação na escola não é ensinar alguém a ser gay, mas é educar o ser humano a conviver com a diversidade com tolerância e respeito” afirma.

Regis Vascon ainda aplicou uma dinâmica de grupo, conforme pode ser visto nas fotos, para levar os jovens a entenderem que todos estão socialmente ligados num ecossistema onde todos os seres são importantes e que as diferenças sociais precisam ser respeitadas em detrimento do bem comum.

A Semana de Juventude foi encerrada por um festival artístico e cultural que contou com a apresentação de várias bandas e artistas.