Com apoio da ONU, SPM lança projeto de proteção das mulheres

Na manhã desta terça-feira (30/08), o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), lançou o projeto “Caravana Cravos e Rosas na Paz! Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher”, no Auditório da Secretaria da Fazenda, em Salvador.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcou presença no encontro, que contou também com a participação de Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil; Daniela Grelin, Gerente do Instituto Avon; e Rosângela Araújo, Vice-Presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM).

Em primeiro momento, a Secretária Olívia realizou uma apresentação sobre a Caravana para a imprensa presente, respondendo às dúvidas e questionamentos dos jornalistas. Logo após, ela deu continuidade à sua fala sobre a Caravana, ressaltando a importância de implementar um projeto itinerante pelo fim da violência contra as mulheres no estado da Bahia, e agradecendo a parceria do Instituto Avon, e o apoio da ONU Mulheres no Brasil e do CDDM.

“Infelizmente, ainda há banalização da violência contra as mulheres. O que estamos propondo é um movimento de diálogo social, deixando uma semente plantada em cada município que iremos passar”, afirmou Olívia.

A gestora da SPM-BA explicou também que a Caravana não é voltada apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade: “Nós precisamos que os homens que não concordam com a violência contra as mulheres não assumam uma postura de neutralidade, mas uma atitude de mudança”, concluiu.

Para Daniela Grelin, Gerente do Instituto Avon, a parceria com a SPM-BA neste projeto é bastante positiva, pois além do seu caráter perene e inovador, dialoga com as duas frentes de trabalho do instituto, que estão ligadas ao enfrentamento à violência contra as mulheres e ao combate ao câncer de mama.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, também frisou o caráter inovador da Caravana, por ser uma ação com grande dinamismo e que tem foco nas mulheres, mas almeja também alcançar os homens, que precisam cada vez mais de posicionamento a favor desta luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Rosangela Araújo, professora e Conselheira do CDDM Bahia, afirmou estar satisfeita em apoiar a iniciativa da Secretaria, sobretudo, frisando que a violência tem grande impacto na vida das mulheres que são vítimas, e que não podemos enfraquecer esta luta social e política.

No encerramento do encontro, a Secretária Olívia Santana agradeceu a presença das parceiras e apoiadoras, do público presente e da imprensa baiana, frisando que a proposta principal é disseminar uma cultura de respeito e igualdade entre mulheres e homens no estado.

Com Ascom/SPM