Metroviários de São Paulo elegem Chapa da CTB e da CUT

 Terminou com a vitória da Chapa 2 – da Reconstrução, na noite desta sexta-feira (2), a apuração dos votos do processo eleitoral para nova direção do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Com uma diretoria proporcional, a Chapa 2 apoiada pela CTB e CUT, conquistou 45% dos votos, elegendo 1 coordenador-geral e 27 candidatos (as) numa diretoria de 62 membros. Cinco chapas participaram da disputa: as chapa 1 e 3 (situação) elegeram 14 e 15 candidatos, respectivamente; as chapa 4 e 5 elegeram 3 cada.

Para Wagner Gomes, secretário-geral da CTB e coordenador do processo esse resultado expressa a insatisfação e vontade de mudança da categoria. “Fomos surpreendidos positivamente. Os trabalhadores demostraram que não estão satisfeitos. Portanto, nossa responsabilidade é ainda maior. Garanto que vamos trabalhar para corresponder a essa expectativa que a categoria colocou na nossa volta”, afirmou Gomes, que também é metroviário e ex-presidente do sindicato.

Durante todo o processo de apuração – muito tranquilo e transparente – a Chapa 2 CTB/CUT se manteve a frente das demais.

Com lisura e respeito, assessores jurídicos, fiscais e mesários conduziram o processo que desde o inicio demonstrou que a categoria optou pela responsabilidade e experiência de quem conhece os verdadeiros desafios da classe trabalhadora e, principalmente, dos metroviários constantemente atacados em seus direitos e ameaçados pela tentativa de entrega do sistema à iniciativa privada.

“O resultado das eleições revela a grandeza da nossa central, a CTB em aliança com a CUT soube trilhar o caminho do trabalho sério voltado aos interesses da categoria. O resultado das urnas, além de trazer a direção para diretoria do Sindicato, garante uma maioria que vai ajudar a construir uma nova fisionomia. O Sindicato se perdeu e a resposta das urnas dá sentido a nossa luta.Os metroviários estão de parabéns, apostaram naqueles que de fato têm um compromisso com a luta da categoria”, afirmou Adilson Araújo, presidente da CTB, que acompanhou a apuração.


Ainda haverá segundo turno no dia 15 de setembro apenas no trecho Pátio Itaquera entre dois candiatos que empataram. Caso vença o candidato da Chapa 2, o número de eleitos subirá para 28.

"Agradecemos a todos os metroviários e metroviárias que confiaram no nosso trabalho e votaram nos candidatos ds Chapa da Reconstrução. Juntos vamos reconduzir nosso Sindicato ao lugar de onde nunca deveria ter saído: de protagonista e referência nas lutas da classe trabalhadora", agradeceu Flávio Godoi, candidato mais votado na Linha 3 – Vermelha.

Cinthia Ribas – Portal CTB