Campanha eleitoral revela racismo nos Estados Unidos

A campanha eleitoral nos Estados Unidos para as eleições presidenciais de novembro demonstra que o racismo é bem maior do que se imaginava, indica um artigo publicado nesta terça-feira (13) no jornal The Washington Post.

Black Lives Matter

O sentimento sempre esteve camuflado nas expressões contrárias ao primeiro presidente negro, Barack Obama, mas agora se revelou abertamente por meio do candidato republicano, Donald Trump, destaca o texto, escrito pelo colunista Dana Milbank.

Segundo ele, a candidata Hillary Clinton, do Partido Democrata, tem razão ao dizer que a metade daqueles que apoiam Trump são pessoas deploráveis, ainda que tenha ficado dividida ao avaliar a quantidade de pessoas racistas que há entre seus seguidores.

Milbank assegura que poucos cidadãos aceitam o fato de que são racistas, mas realmente são caso sentirem entusiasmo perante um candidato que ataca os imigrantes, os latinos e os negro, tenta proibir a entrada dos muçulmanos aos Estados Unidos e se nega a repudiar a organização racista Ku Klux Klan.

Trump criticou Hillary por chamar seus apoiadores de "deploráveis" e exigiu que ela se retratasse, e embora a candidata democrata tenha reconhecido a inexatidão de sua generalização, ela ratificou que alguns elementos que apoiam o republicano merecem esse qualificativo.