Serra mantém política de ataque contra a Venezuela 

Enquanto o governo ilegítimo reprime quem se manifesta pelo Fora Temer no Brasil, o ministro tucano de Michel Temer (PMDB), José Serra, disse em nota divulgada nesta terça-feira (30), que está "muito preocupado" com as detenções feitas pelo governo da Venezuela. 

José Serra - AE

A nota cita o "desrespeito a liberdades e garantias fundamentais". Os governo da qual faz parte foi denunciado pela mesma conduta após forte violência da polícia contra manifestantes que ocuparam às ruas contra o golpe.

Nesta segunda (12), Serra disse "não ter esperanças" na retomada das relações diplomáticas com a Venezuela e reforçou na nota que as prisões "dificultam ainda mais o diálogo entre governo e oposição, indispensável para a superação da dramática crise política, econômica, social e humanitária que afeta a Venezuela".

Mas na verdade Serra tem atuado como sabotador das relações diplomáticas brasileiras. Desde que assumiu a pasta promoveu uma verdadeira implosão com os países vizinhos, que só cresceu com a consumação do golpe que foi rechaçada pela Venezuela, Equador e Bolívia chamaram de volta os seus embaixadores. O governo da Venezuela reagiu duramente ao qualificar o impeachment como um golpe de estado.

Serra também vetou que a Venezuela assumisse a presidência pro tempore do Mercosul, com apoio da Argentina e Paraguai. a medida violou o tratado assinado pelos países do bloco, que em seu artigo 12º que a "Presidência do Conselho se exercerá por rotação dos Estados Partes e em ordem alfabética, por períodos de seis meses".