Papa se dispõe a contribuir com o diálogo na Venezuela

A Venezuela enfrenta uma grave crise política e econômica, cuja solução, na visão de outros países, deve ser através do diálogo. Esta proposta começa tomar forma e o Vaticano confirmou que aceita ser intermediário em eventuais negociações entre o governo e a oposição que possam vira a acontecer.

Nicolás Maduro e Papa Francisco - Reprodução

O cardeal Pietro Parolín, secretário de Estado do Papa Francisco, informou por meio de uma carta ao secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, que a Igreja Católica concorda em intervir desde que as duas partes enviem um pedido formal.

Nicolás Maduro ainda não revelou se vai encaminhar o pedido oficial, mas confirmou o recebimento da carta pela Unasul. Até o momento, os mediadores do possível diálogo são o ex-presidente de Governo da Espanha (primeiro-ministro) José Luis Rodríguez Zapatero, e os ex-presidentes Martín Torrijos, do Panamá, e Leonel Fernández, da República Dominicana.

Com intenção de conseguir apoio para o referendo revogatório, cujo objetivo é destituir Nicolás Maduro, o secretário geral da coalizão de oposição, Mesa da Unidade Democrática (MUD), afirmou que em breve enviarão uma resposta ao Vaticano.