“A guerra no meu país terminou”, diz presidente da Colômbia na ONU

Nesta quarta-feira (21) é celebrado o Dia Internacional da Paz e na ocasião o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez sua intervenção durante a 71ª reunião da Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos. O chefe de estado disse que há uma guerra a menos no planeta, e trata-se de seu país que está prestes a alcançar a paz depois de mais de 50 anos de conflito.

Juan Manuel Santos - Presidência da Colômbia

“Em sete oportunidades eu vim contar a vocês como avançava o processo de paz em meu país e há um ano lhes disse que esperava voltar como presidente de uma Colômbia em paz e aqui estou novamente anunciando que a guerra em minha nação terminou”, disse o presidente.

O presidente disse que fazer este anúncio na Assembleia Geral da ONU é um registro histórico. E agora seu país encerra a página da guerra para começar a construir o capítulo da paz.

Santos destacou ainda que esta era a última guerra na América, desde a Patagônia até o Alasca, agora todo o continente pode ser considerado uma zona de paz.

O Estado colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) passaram 4 anos em negociações de paz, realizadas em Havana, Cuba e finalmente firmaram um acordo que concede anistia aos crimes de guerra das duas partes e protege as vítimas. Esta é a primeira vez que a Colômbia chega tão perto do fim do conflito, que dura mais de 50 anos.

Agora o acordo será assinado, na próxima segunda-feira (26), pelo comandante em chefe das Farc, Timoleón Jiménez, e pelo presidente da Colômbia. Em seguida será encaminhado para um referendo popular, para o povo decidir em urna se concorda em estabelecer a paz ou não. A votação acontece no dia 2 de outubro.