Evaldo Lima destaca abertura do Outubro Rosa

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) utilizou o tempo da Liderança do Governo na última terça-feira (04) para destacar a abertura do Outubro Rosa. De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de mama.

Evaldo Lima destaca avanços da gestão municipal na área da Educação

Evaldo explicou que a haverá ações no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Neumann Arns, antigo Hospital da Mulher, quando será realizada a primeira edição da Comenda Dr. Ilná Escossia.

“O Dr. Aguiar Ramos será a personalidade a ser agraciada com a primeira edição da Comenda Dra. Ilná Escossia. A honraria será entregue pela primeira vez a personalidades que dedicaram seus estudos e seus trabalhos em prol do combate do câncer de mama”, explicou.

O vereador comentou também que outras pessoas que desempenham um papel fundamental na luta contra o câncer de mama também serão homenageados, como Luiz Porto, do grupo de estudo GEON e Valéria Mendonça. Em seguida, ele fez um breve histórico de como o movimento Outubro Rosa surgiu e que como forma de conscientizar a população sobre o câncer de mama, os principais monumentos e prédios de Fortaleza estarão com a iluminação rosa.

“Os eixos da campanha são: divulgar informações gerais sobre o câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e a necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas, além de informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame”, comentou.

Apoio a Inácio Arruda e militantes

No pequeno expediente, Evaldo Lima repudiou a violência policial que aconteceu em algumas zonas eleitorais. De acordo com o parlamentar, o que aconteceu no dia das eleições se soma a outras denúncias de violência que vem acontecendo na cidade.

Evaldo afirmou que gostaria de comemorar e celebrar a festa da política por conta do resultado das eleições, mas que não seria possível porque também houve violência, e citou o caso do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda.

“Isso não foi um caso isolado, a truculência policial aconteceu em diferentes regiões. Eu estava com minha esposa me dirigindo ao local de votação portando minha bandeira, quando um policial veio recolhê-la, dizendo que não poderia entrar na sessão e expliquei que era apenas uma manifestação individual e não estava fazendo boca de urna. O que aconteceu com o ex-senador Inácio Arruda, foi na Avenida 13 de Maio. Angustia-me pensar o que poderia ter acontecido em regiões mais periféricas”, lamentou.

Evaldo concluiu sua fala dizendo que Fortaleza é uma cidade progressista, moderna e que “a esperança vencerá o medo, a chantagem e a opressão”.