Aldo Arantes conta em livro luta por reforma política  

“Reforma Política e Novo Projeto para o Brasil” é o tema do livro que será lançado na próxima terça-feira (22), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, pelo advogado, ex-deputado Constituinte de 1988, e deputado federal em várias legislaturas, Aldo Arantes. O livro analisa o sistema eleitoral brasileiro e apresenta várias alternativas para superar questões como a representação das elites dominantes nos espaços de poder.

Aldo Arantes conta em livro luta por reforma política

No prefácio, o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, destaca que Aldo Arantes procura apontar saídas para a crise política brasileira. “Este é um gesto típico de quem procura aliar o discurso crítico à práxis militante”, analisa Britto, sugerindo a leitura dos textos dedicados à “Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas”, “Projeto de Lei de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”, “Contra o Financiamento de Campanha por Empresa” e “Sistema Eleitoral Proporcional em Dois Turnos”.

Cezar Britto destaca ainda que “em razão da sua coerente trajetória por um partido de conteúdo ideológico e perseguido em várias etapas da vida representativa brasileira”, Aldo Arantes é ao mesmo tempo autor e personagem ativo da própria narrativa contada. E, por isso, faz críticas e assume autocríticas sobre a crise política que impediu a concretização de uma Reforma Política Democrática, aprofundada pelo recente golpe que afastou a presidenta eleita Dilma Rousseff.

“É com este sentimento que escreve sobre a ‘Reforma Política do PT’, a ‘Reforma Política Antidemocrática’ e a ‘Constituinte Exclusiva’”, afirma Britto, citando outros textos que merecem leitura de todos os que querem conhecer a história política recente do Brasil. E destaca que “a história demonstra que a utilização da denúncia de corrupção como arma de derrubada de governos comprometidos com a soberania nacional e com os direitos dos trabalhadores é uma marca da política brasileira”.

“Cabeça e coração, corpo e alma”

O novo livro de Aldo Arantes é resultado da sua militância na “Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”. “Integrou-a de cabeça e coração, corpo e alma, participando de suas tarefas executivas, visitando os vários cantos e recantos do Brasil em missão política e, sobretudo, empregando as estratégias e táticas que aprendera em sua militância comunista. O estudante que abalara o Brasil na resistência ao golpe militar de 1964, com a mesma vitalidade, entendia que era preciso modificar a política atual, única forma de evitar um novo golpe”, avalia Cezar Britto.

O livro de Aldo Arantes inclui ainda a defesa da ex-presidenta Dilma Rousseff, perante o Senado, durante o julgamento do impeachment; o Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas; o Manifesto dos Juristas “Em Defesa da Constituição” e o Manifesto de Juristas: “Traidor da Constituição é Traidor da Pátria.”

Também fazem parte da publicação artigos publicados pelo autor como “Ponta do Iceberg da Crise Política Brasileira”; “Brasil, duas constituições?”; “O Supremo Tribunal Federal e o julgamento político do ‘Mensalão’”; “Dois pesos, duas medidas no julgamento do STF” e “O financiamento privado de campanha: raiz da corrupção eleitoral.”