Sejus: Central de Alternativas Penais firma nova parceria

A parceria entre Estado e sociedade é uma das formas mais eficazes de oferecer assistência aos indivíduos que cumprem medidas cautelares. A Central de Alternativas Penais, núcleo da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, trabalha viabilizando esse contato e promovendo projetos de mediação para acompanhar os assistidos. Na última segunda-feira (21), a CAP promoveu um encontro de planejamento com os projetos parceiros e firmou novas parcerias.

Sejus: Defensoria Pública intensifica atendimento em unidade prisional

Participaram da reunião, na sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e Egresso (Cispe), os técnicos do setor e representantes dos projetos Celebrando Restauração, Corre pra Vida, Instituto Negra do Ceará (Inegra) e Rede Cuca, discutindo temas como a gratuidade da emissão de 2ª via de documentos para os assistidos e orientações acerca do uso das tornozeleiras para que os projetos auxiliem os participantes.

Além dos debates, foram apresentados os dados mais recentes sobre os atendidos pela CAP, assim como o plano de estabilização da quantidade de atendimentos. A Rede Cuca firmou parceria com a CAP, já sendo incluída na programação dos encontros de dezembro.

Para o coordenador da Central, Elton Gurgel, eventos como esse são fundamentais para trazer a sociedade civil para perto da Secretaria e da execução penal. "É preciso que a sociedade se envolva neste tema e nos ajude a encontrar alternativas ao encarceramento", pontua.

Mapurunga Jr., supervisor de economia criativa do Cuca Jangurussu falou sobre a relevância do trabalho da CAP e falou sobre o foco na nova parceria: “Nossa visão é, com a parceria com a Central, intensificar as atividades que já são desenvolvidas pela Central, já que o público é bastante parecido com o público jovem do território em que o Cuca atua. Trabalhar com egressos e a justiça restaurativa, fortalecendo as alternativas penais é um grande foco da Rede Cuca nessa parceria”, destaca.