Médica cubana é encontrara morta em Iguatu

Mabel Guillot Sanches, de 39 anos, foi achada morta na parte externa de casa, na última quarta-feira (23), em Iguatu, onde atuava pelo programa Mais Médicos há três anos. Com o fim do contrato de prestação de serviço no Programa de Saúde da Família, Mabel aguardava, junto a outros oito médicos cubanos, a emissão das passagens para voltar a Cuba. A previsão de retorno era a próxima segunda-feira (28).

Médica cubana é encontrara morta em Iguatu

Segundo as investigações iniciais, não foi encontrado nenhum sinal de violência nem sinais de arrombamento na casa. Para o delegado Wesley Alves, que acompanha o caso, os indícios são de morte natural, mas a equipe responsável espera o laudo da necropsia, que irá determinar a causa da morte da médica. O laudo inicial do Instituto Médico Legal (IML) diz que causa da morte é “indeterminada”.

O corpo da médica será liberado pelo IML de Iguatu, para onde foi conduzido, nesta quinta-feira (24). A confirmação é do médico Manoel Ernandes, responsável pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que custeia seguro de vida dos integrantes do programa Mais Médicos e já autorizou o traslado do corpo.

Segundo Ernandes, populares, amigos e profissionais da saúde realizarão ato na saída do IML. “Fomos procurados por muitas pessoas que desejavam homenageá-la, mas infelizmente os trâmites não permitem. O corpo deve seguir rápido para Fortaleza, mas no momento da saída do carro funerário, ela será homenageada”, confirmou.

A notícia da morte da médica chocou os moradores da região e tomou conta das redes sociais. Amigos e pacientes enviaram mensagens de pêsames pela perda da profissional que realizou destacado trabalho na cidade. Em nota, a Prefeitura de Iguatu reconheceu a atuação da médica cubana e lamentou sua morte. “A médica deixa um legado na Cidade de trabalho e dedicação ao próximo, pois sempre atendeu aos pacientes da rede pública com atenção e carinho. O Governo Municipal lamenta essa perda e une-se à família e amigos pedindo a Deus que os conforte e dê força neste momento de dor”.