Shows da 10ª Bienal da UNE terão entrada franca

Tico Santa Cruz, Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha), Juca Ferreira, Ciro Gomes, Vanessa Grazziotin, Luciana Genro, Evaldo Lima, entre outros, são atrações do domingo (29), na programação de shows e debates sobre cultura e política. Segunda (30) tem Gaby Amarantos e terça (31), Emicida.

Bienal da UNE

A grande maratona de shows, peças de teatro, exposições, debates e outras atividades culturais promovidas pela Bienal da UNE, que acontece de domingo a quarta-feira, em diversos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tem início neste domingo, 29/1, com o show "Elas Cantam Belchior", uma homenagem especial ao grande cantor e compositor cearense, realizada por quatro cantoras de destaque na cena de Fortaleza, e com a apresentação do Selvagens à Procura de Lei, um dos grupos cearenses de maior repercussão entre o público jovem de todo o País. Tudo com entrada franca, acesso livre ao público.

Os shows acontecem na Praça Almirante Saldanha, no Centro Dragão do Mar, e serão abertos às 22h, com o DJ Miguel Pontes e o VJ Max Leguiza. Em seguida, quatro grandes intérpretes do Ceará homenageiam o cantor e compositor Belchior: Lorena Nunes, Nayra Costa, Mulher Barbada e Lídia Maria recriarão no palco os grandes clássicos do autor de "Paralelas", "Apenas um rapaz latinoamericano", "Medo de avião", "Como nossos pais" e "Todo sujo de batom".

Em seguida é a vez de os Selvagens à Procura de Lei subirem ao palco, em mais um show que promete grande mobilização do público, com destaque para os jovens que cantam do primeiro ao último instante todas as músicas da banda. Os Selvagens são um dos grupos cearenses de maior destaque nacional, com uma carreira construída com base sólida por meio da Internet, com grande mobilização de fãs em todo o País.

Ao longo dos demais dias da Bienal, que segue até quarta-feira, outros grandes nomes da música, como Gaby Amarantos (noite de segunda-feira, 30/1), Erivan Produtos do Morro e Emicida (noite de terça-feira, 31/1) se apresentarão no palco montado na Praça Almirante Saldanha, sempre com entrada franca. Além dos jovens artistas de todo o Brasil, selecionados pela Bienal após inscrições para a mostra de música.

"Pessoal do Ceará" em debate

O domingo, primeiro dia de atividades da Bienal da UNE, tem ainda outras atrações ligadas à música, como a mesa de debates sobre "A reinvenção do Pessoal do Ceará", que acontece das 10h às 13h, no Teatro Dragão do Mar, reunindo o cantor e compositor Rodger Rogério, um dos nomes mais emblemáticos da geração dos anos 70 que se tornaria conhecida por "Pessoal do Ceará"; o cineasta Nirto Venâncio, que está produzindo um documentário em longa-metragem sobre o "Pessoal"; o jornalista, crítico musical, produtor cultural e articulador da cena musical cearense Dalwton Moura e Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

As atividades musicais no domingo incluem também o cortejo de abertura, às 9h, pela praça Almirante Saldanha, em homenagem a Patativa do Assaré, com o Grupo Teruá e os Brincantes de São Francisco.

Das 13h às 14h tem forró com Os Moringa e capoeira com a Associação Zumbi, na Praça Verde do Dragão.

Cultura e política em debate: Tico Santa Cruz, Ciro Gomes, Vanessa Grazziotin, Juca Ferreira, Eryk Rocha e muito mais

Das 14h às 17h, no Auditório do Dragão, tem mais debate, com a mesa sobre políticas culturais reunindo Evaldo Lima(secretário de Cultura de Fortaleza), Ivana Bentes (professora da Escola de Comunicação da UFRJ), Afonso Oliveira(secretário de Cultura de Olinda-PE), Marcelino Granja (secretário de Cultura de Pernambuco) e Javier Alfaya (Ex-presidente da UNE).

De 17h às 20h, no Teatro do Dragão do Mar, acontece a mesa sobre "A reinvenção da cultura na defesa da democracia no Brasil", com Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura), Ana Petta (atriz e cineasta da Clementina Filmes), Tico Santa Cruz (cantor e compositor de projeção nacional), Liliane Oliveira (integrante da Marcha Mundial das Mulheres-MMM).

Também de 17h às 20h, na Praça Verde, tem debate sobre "Reinvenção da economia e as saídas para a crise", com Ciro Gomes (ex-governador do Ceará e ex-prefeito de Fortaleza), a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB-AM, uma das principais vozes na luta contra o golpe e na denúncia dos ataques do governo Temer aos direitos sociais, e Luciana Genro (ex-deputada federal pelo Psol-RS)

No mesmo horário, com a presença de Eryk Rocha, filho do cineasta baiano Glauber Rocha, será exibido na Sala 2 do Cinema do Dragão o filme "Cinema Novo", dirigido por Eryk. Já às 20h será exibido o filme "O Desafio", de Paulo Cesar Saraceni.

De 15h às 17h, na Praça Verde, haverá ato e lançamento dos livros do Golpe 2016: "Por que gritamos Golpe?", "O Ceará e a resistência ao Golpe 2016", "Golpe 16", com os convidados Marcelo Uchôa (escritor), Renato Rovai (jornalista e escritor), Edson Silva (coordenador da Intersindical), Adilson Araújo (presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB) e Camila Lanes (Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas-UBES)

Às 20h, na Multigaleria do Dragão do Mar, acontece a vernissage da exposição de artes visuais da Bienal, com obras de artistas de vários estados brasileiros.

A programação completa da 10a. Bienal da UNE pode ser conferida no site www.bienaldaune.org.br e na página da Bienal da UNE no Facebook.

Mais sobre a Bienal da UNE

A Bienal da UNE, o maior festival estudantil da América Latina, chega à sua 10ª edição e celebra seus quase 20 anos de existência com uma verdadeira ocupação cultural de Fortaleza.

Entre quarta-feira, 29/1, e domingo, 1/2, mais de 5 mil estudantes vindos de todas as regiões do País vão se integrar ao povo cearense e fazer do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Praia de Iracema a referência da produção artística, dos debates e do pensamento da juventude brasileira.

A 10ª Bienal da UNE tem como tema “Feira da Reinvenção”, em alusão ao potencial criativo do povo brasileiro e à possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta, de resistência e de arte, a partir da imagem das feiras populares. A 10ª Bienal também dará início às festividades dos 80 anos da UNE, comemorados no dia 11 de agosto.

A programação da Bienal apresenta uma extensa lista de convidados, entre pensadores, artistas e ativistas, com o objetivo de reunir as diversas linguagens e expressões culturais, valorizar a identidade nacional e conectar as produções estudantis de todas as regiões do País.

“Para a UNE, é uma honra poder ser recebida em um estado que reserva tanta história, tanta luta e uma cultura tão rica, quanto o Ceará. Acredito que as trocas que serão possibilitadas nesta edição, com o encontro de gente de todo o Brasil, vão criar um ambiente bem diverso e instigante, de reinvenção e muita criatividade”, afirma a presidenta da UNE, Carina Vitral, que já está em Fortaleza, participando de atividades preparatórias para a Bienal.

Já passaram pelas diversas edições da Bienal até aqui artistas como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Ariano Suassuna, Abdias Nascimento, Alceu Valença, Ziraldo, Tom Zé, Martinho da Vila, Augusto Boal, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Lenine, Naná Vasconcelos, Criolo, Pitty e muitos outros personagens.

Serviço

10ª Bienal da UNE

De 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza
Informações: www.une.org.br