Filiação de Wagner Rubinelli fortalece projeto político do PCdoB/Mauá

Rubinelli filou-se ao Partido Comunista do Brasil em uma atividade que lotou o plenário da Câmara Municipal de Mauá, no dia 09/06. Lideranças populares, parlamentares de vários partidos, presidentes do PCdoB na região, o prefeito de Mauá, Átila Jacomussi, os ex-prefeitos Diniz Lopes (Mauá), Ramon Velásquez (Rio Grande da Serra) e Cido Sério (Araçatuba) compareceram ao evento. A opinião de todos os presentes é que se trata de uma importante conquista para o partido.

rub

Rubinelli se diz feliz com o ingresso no partido. “Quando fui deputado federal pelo PT era muito próximo da bancada do PCdoB, escolhi um partido que tem demonstrado coerência nesses 95 anos de existência. Sempre erguendo as bandeiras, em defesa dos trabalhadores, da dignidade da pessoa humana e da justiça social; um partido que sempre defendeu os ideais socialistas. Isso é gratificante e me deixa muito feliz ingressar em um partido que não mudou, que continua ao lado dos trabalhadores”, diz.

Para ele, vivemos um momento atípico no Brasil. “Foi um golpe diferente, que tem respaldo em alguns setores do poder Judiciário. Mas, a resistência da população é importante para evitarmos que após o golpe contra a presidenta Dilma se intensifique o ataque aos direitos dos trabalhadores e ao direito à aposentadoria. É um momento delicado. Às vezes fico pensando se não há forças externas, atuando contra os interesses do Brasil e de seu povo. Talvez seja algo articulado de fora para dentro e que só iremos descobrir no futuro”, questiona. Ele está preocupado, pois considera que o que está em jogo, neste momento é a democracia, o regime democrático. "Democracia é respeitar a vontade do povo, respeitar os direitos dos trabalhadores. Eles querem sangrar o povo brasileiro e nós não vamos deixar. Eu defendo os interesses do povo, agora no PCdoB, um partido que já lutou tantas vezes por eleições e que hoje ergue novamente essa bandeira em defesa da democracia”, destaca.

O vice-presidente nacional do partido, Walter Sorrentino, também considera que foi uma noite gratificante para o partido, e que Rubinelli continua na mesma trincheira, com as mesmas lutas. “Hoje é um passo a mais na sua trajetória, você se junta a um partido que defende o povo e a democracia. O momento em que você retorna à vida partidária é grave devido ao golpe instalado aqui há um ano, que nos levou a uma crise política e econômica, com a piora dos índices sociais, aumento do desemprego e chacinas no campo e nas cidades. O Brasil sangra com o retrocesso” afirma o dirigente. Walter também considera que o caminho para a superação dos problemas atuais são eleições diretas já e que, para isso é preciso uma ampla frente que envolva todo o povo. Orlando Silva, presidente estadual do PCdoB e deputado federal, não pôde comparecer ao evento devido a uma reunião de emergência em Brasília. Mas, mandou mensagem saudando a filiação (confira em: https://youtu.be/72yhzpHbLpU).

João Gaspar, presidente do PCdoB em Mauá, considera Rubinelli um reforço importante por ser uma figura política de nível estadual. “Vereador com vários mandatos na câmara, foi deputado federal e teve uma atuação destacada em Brasília. É uma liderança política extremamente importante em Mauá”, destaca. Para ele, nesse cenário de crise é importante que o partido filie pessoas como Rubinelli e o ex-deputado Vanderlei Siraque (fililado na semana anterior), pois “isso contribui com os desafios de fazer o partido de crescer, ganhar mais envergadura política e protagonismo”.

Átila Jacomussi (PSB), atual prefeito de Mauá, também aponta a importância da filiação. “É motivo de grande orgulho, tanto para o partido quanto para a cidade. Com sua entrada para o PCdoB, Rubinelli fortalece a cidade, fortalece a classe trabalhadora. É bom quando as pessoas de bem se unem. O PCdoB está no meu coração, é um partido ao qual já fui filiado, um partido pelo qual me elegi deputado estadual e que me trouxe muitos ensinamentos”, destaca o prefeito.

Jamil Murad, presidente do PCdoB paulistano, deputado federal junto com Rubinelli, afirmou emocionado: “este comunista, com mais de 50 anos de militância, sente uma alegria profunda por estar em Mauá neste dia especial para o PCdoB e poder receber uma liderança desta cidade, o partido está mais forte com esta filiação”. O histórico vereador de Mauá, Admir Jacomussi desejou boa sorte e parabenizou Rubinelli por sua seriedade, capacidade, honestidade e caráter.

O vereador Fernando Rubinelli (PDT), filho de Wagner vê a filiação com bons olhos: “meu pai sempre trilhou o caminho do desenvolvimento social, da distribuição de renda, da luta por um país mais justo; esse caminho, de lutar pelos mais pobres, fez com que eu entrasse para a política e é muito bacana saber que nós dois trilhamos esse caminho; mesmo em partidos diferentes, temos os mesmos ideais; ele é meu exemplo, meu herói, estou muito feliz”. A esposa de Wagner, Cássia, também ficou feliz com a filiação ao PCdoB. “É um partido com a mesma linha ideológica, onde ele pode continuar a luta em defesa dos trabalhadores, de uma sociedade mais justa. Gostei muito dele ter ido para o PCdoB”, afirma.

Wagner Rubinelli nasceu em Santo André/SP. É pós-graduado em Direito Constitucional Brasileiro. Mudou-se para Mauá/SP em 1976, foi metalúrgico da Volkswagen e da Brosol. Foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) entre 1987 e 1989. Em 1990, filiou-se ao PT. Foi eleito vereador por quatro mandatos seguidos. Em 2001 foi nomeado secretário Jurídico de Mauá. Em 2002, candidatou-se a deputado federal ficando na suplência. Assumiu o mandato entre fevereiro de 2003 a julho de 2005.