MIS Campinas exibe documentário em homenagem à Greve Geral de 1917

No dia 30/06, quando trabalhadores e trabalhadores do Brasil realizam mais uma Greve Geral, o Museu da Imagem e do Som de Campinas exibe o documentário Libertários, de Lauro Escorel, em homenagem aos lutadores brasileiros. Com narração de Othon Bastos, o filme resgata a Greve Geral de 1917, em São Paulo, desencadeada após a morte de um operário grevista, vítima da repressão policial. A entrada é franca.

grevd 1917 - Divulgação

Ainda pouco conhecida, a greve geral paulista de 1917 é um marco na história do movimento operário brasileiro. Durante vários dias mais de 70 mil trabalhadores de todas as profissões paralisaram suas atividades reivindicando melhores salários e condições de trabalho.

Na época não havia direitos sociais. As jornadas de trabalho atingiam até 14 horas diárias, sem férias ou descanso semanal remunerado. Também não existia a previdência pública. O emprego de crianças nas fábricas era generalizado. Contra isso se insurgiram os trabalhadores.

A ação truculenta da polícia resultou na morte do sapateiro José Martinez, de 21 anos. O seu enterro sensibilizou a capital paulista e impulsionou o movimento grevista. Os operários de Campinas não ficaram de fora e participaram daquela greve histórica. Nesta cidade, como na capital, houve forte repressão na qual morreram três trabalhadores.

Após a exibição, os historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore falarão sobre a história do movimento operário brasileiro, que estava surgindo nesse período e tinha um viés anarquista e debaterão a respeito dos impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas.

Promoção: Fundação Maurício Grabois, Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Associação dos Professores da PUCC, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Sindicatos dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Instituto João Zinclar.

Apoio: Museu da Imagem e do Som, Museu da Cidade, Secretaria Municipal de Cultura.

Ficha Técnica:
Gênero: Documentário
Diretor: Lauro Escorel Filho
Duração: 27 minutos
Ano de Lançamento: 1976

Serviço:
Exibição do documentário “Libertários”, de Lauro Escorel.
Data: 30 de junho (sexta-feira) às 19 horas
Debate: A história e os impactos da greve de 1917 em São Paulo e Campinas
Expositores: historiadores Américo Baptista Villela e Augusto Cesar Buonicore
Local: Sala de exibição do Museu da Imagem e do Som de Campinas (R. Regente Feijó, 859 – centro)
Entrada franca