AL: Vereadores cearenses são homenageados em sessão solene

Vereadores de diversos municípios foram homenageados, na última segunda-feira (23), por suas contribuições ao Ceará em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa. O evento marcou o Dia Nacional dos Vereadores, comemorado em 1º de outubro, e atendeu requerimento dos deputados Dra Silvana (PMDB), Bruno Pedrosa (PP) e Carlos Felipe (PCdoB), com subscrição dos deputados Audic Mota (PMDB), Leonardo Araújo (PMDB), Capitão Wagner (PR), Odilon Aguiar (PMB), Roberto Mesquita (PSD) e Julinho (PDT).

AL: Vereadores cearenses são homenageados em sessão solene

 Durante a sessão foram homenageados 152 vereadores e vereadoras com placas comemorativas, entre eles, o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), vereador Gilson Conzatti, e o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), vereador César Araújo Veras e a vereadora de Fortaleza, Eliana Gomes (PCdoB).

Carlos Felipe afirmou que os vereadores são a ponta da democracia e do sistema político, pois estão no dia a dia da população. O deputado ressaltou que “os bons políticos, aqueles que se preocupam com a sociedade, ajudam muito. E temos que mostrar isso”.

Citando a importância da homenagem, a deputada Dra. Silvana indicou seu marido, Jaziel Pereira, como o grande articulador do evento, agradecendo a organização e a confiança. O ex-deputado afirmou que o momento atual é difícil para quem faz política partidária, mas assegurou que pode ser uma oportunidade de refletirem juntos para dar resposta em uma política partidária digna. “Façamos a diferença durante os mandatos e nas próximas eleições”, ressaltou.

O deputado Audic Mota comentou que os vereadores representam o que há de mais puro na representação popular, reiterando que são porta-vozes junto às comunidades e possuem uma parceria permanente e profícua com a AL. O parlamentar ressaltou ainda o trabalho na União de Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), afirmando que “foi na vereança que aprendeu muito do que sabe hoje”.

Para o deputado Leonardo Araújo, ao receberem a homenagem pelos trabalhos de destaque, os vereadores e vereadoras “deixam registros na história de seus municípios e na vida dos cearenses”.

O deputado Capitão Wagner indicou que o trabalho dos vereadores é difícil e laborioso. “Me orgulha muito ter sido vereador e ainda mais poder ajudar os vereadores a fazerem um bom trabalho em seus municípios”, ressaltou.

De acordo com o deputado Odilon Aguiar, essa foi uma justa homenagem aos que são o primeiro contato dos eleitores. Citando a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) como algo lamentável, o parlamentar afirmou que a responsabilidade de todos os vereadores aumentou muito, pois precisam reforçar a fiscalização e controle em respeito às populações dos municípios que representam.

Já Sérgio Aguiar (PDT) afirmou que a representatividade dos vereadores que fazem uma política séria é muito importante para o Estado, ressaltando saber que todos os vereadores estão se esforçando para fazer “um grande trabalho”.

O deputado Agenor Ribeiro (PSDC) lembrou que os vereadores são “legisladores, fiscalizadores, sofredores e pedidores”. Ele opinou ainda que os prefeitos que não passam primeiro pela Câmara Municipal não têm conhecimento da real dimensão das necessidades do povo.

Segundo o deputado Yuri Guerra (PMN), todos os vereadores são guerreiros e guerreiras e orgulham muito a população. E o deputado Jeová Mota (PDT) apontou que a sessão é um reconhecimento ao papel e importância que cada um tem nos municípios e no Ceará. “São os articuladores e mediadores das demandas de cada cidade”, avaliou.