Ceará: Manifestantes realizam atos em defesa de Lula e da democracia

Cearenses se somaram aos milhões de brasileiros que, nesta quarta-feira (24), voltaram a protestar contra as ameaças à democracia. O dia entrará na história do país como a data em que o Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, julgou o recurso da defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, no caso do triplex do Guarujá (SP).

Ceará: Manifestantes realizam atos em defesa de Lula e da democracia

Em Fortaleza, o ato reuniu cerca de 5 mil pessoas na Praça Murilo Borges, antiga Praça do BNB, sede da Justiça Federal na capital. Nem a chuva, sempre bem vinda para cearenses, arrefeceu a militância que, em uníssono, cantava: “Olê, olé, olé, olá! Lula! Lula!”. Quer nas rodas de conversas, quer nas intervenções do ato ecumênico ou nas falas do ato político, a unanimidade em questionar a falta de provas e acrítica à condenação política da maior liderança política do país.

O dia que voltou a diversas gerações, anteriores, atuais e futuras, foi marcado pela unidade popular. Organizada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, a manifestação reuniu centrais sindicais, partidos políticos, parlamentares, representantes de diversas frentes dos movimentos sociais, sociedade civil organizada, servidores públicos, pessoas ligadas à educação, saúde, área jurídica, bancários e diversas outras áreas de atuação. Eram jovens, homens, mulheres e até crianças, todos engajados na defesa da democracia e pelo direito de Lula ser candidato. 

Houve ainda manifestações em cidades como Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Quixadá e Juazeiro do Norte.