Governo da Venezuela e oposição firmarão acordo na próxima semana

Nesta quarta-feira (31), o governo da Venezuela e a oposição chegaram a um pré-acordo durante os diálogos realizados na República Dominicana. Os últimos detalhes serão debatidos nas próximas 72 horas e o acordo definitivo deve ser assinado na segunda-feira (5).

Jorge Rodriguez - ministro das Comunicações da Venezuela - Divulgação

Há meses, o governo e a oposição estabeleceram uma mesa de diálogo num território considerado “neutro” para não haver intervenções, no caso, a República Dominicana, com o objetivo de buscar novamente a estabilidade política que a Venezuela precisa para retomar seu desenvolvimento.

O representante do governo da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que nesta quarta-feira foi assinada uma ata “onde estão contidos os acordos de entendimento entre a direita venezuelana, que implica no desmonte de investidas agressivas e guerrilheiras dentro e fora do país”.

Isso porque, durante 2017, a direita promoveu, novamente, uma série de manifestações violentas para tentar desestabilizar o governo de Nicolás Maduro. Neste processo, mais de cem pessoas foram mortas.

“Estamos cansados, mas felizes, dispostos a continuar nesta busca incessante pela paz”, disse Jorge, que também é ministro das comunicações da Venezuela. Ele adiantou que os detalhes que faltam para o acordo final ser assinado serão definidos nas próximas 72 horas, mas as etapas mais difíceis já foram vencidas.

O representante da delegação da oposição, Julio Borges, insistiu que que a direita busca tratar de “construir uma solução para toda a Venezuela”. Segundo ele, “nem todos os temas chegaram a um consenso”, mas “o diálogo está correndo bem”.

Com o acordo definitivo, a estabilidade política volta aos poucos a se instalar na Venezuela. O país está às vésperas das eleições presidenciais e passa por uma profunda crise política e econômica.